A primeira missão do ciclo olímpico de Los Angeles foi concluída com sucesso, recordes e muitos pódios. Em Assunção (PAR), a delegação brasileira no Pan-Americano Júnior cravou o primeiro lugar no quadro de medalhas e ainda voltou para o Brasil com dezenas de vagas para o Pan adulto de 2027.

No sábado (23/8), último dia de competições na capital paraguaia, o Brasil encerrou a participação no 'Panzinho' com 175 medalhas: 70 ouros, 50 pratas e 55 bronzes. Esse foi o recorde do país na competição, tanto de pódios totais quanto de medalhas de ouro.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) declarou que todos as metas para o Pan Júnior foram alcançadas, tornando a primeira missão do ciclo "extremamente positiva".

"Tínhamos três metas para esses Jogos. A primeira era ser Top 3, que eu até brinquei com a equipe que era muito fácil. Mas, em Jogos Pan-Americanos, a meta vai ser sempre essa, estar entre os três primeiros. Fomos campeões em Cali e a gente desejava repetir esse resultado. Garantir esse primeiro lugar foi muito importante e, mais do que isso, mostrar a evolução de todos os esportes", comentou Marco La Porta, presidente do COB.

"Em todos os itens da meta melhoramos os resultados de Cali (2021). Superamos o número de ouros, o número de vagas por atletas e de vagas por modalidade para o Pan de Lima 2027. Essa era uma meta muito importante, pois o Pan de 27 vai distribuir vagas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles. Foi fundamental também para os atletas terem essa experiência, usufruir dos serviços de uma missão do Comitê Olímpico do Brasil e entender como funciona toda essa sistemática”, completou.

Vagas para o Pan de Lima 2027

Além de liderar o quadro de medalhas, o Brasil também foi o país participante do Pan que mais conquistou vagas para o Pan adulto, que será realizado em Lima (PER), em 2027. Das 216 possibilidades, a delegação conquistou 48 vagas diretas para o Pan, correspondentes a 101 atletas. Esse processo é importante porque o Pan de Lima dará vaga aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 para muitas modalidades.

Veja todas as vagas conquistadas para o Pan de 2027

  • Águas Abertas (10km): Cibelle Eichelberger
  • Atletismo: Sabrina Gabrieli Pena (800m)
  • Ciclismo Mountain Bike (cross country): Luiza Cocuzzi
  • Karate: Andrey Frisanco (84kg) 
  • Levantamento de Peso: Matheus Pessanha (98kg)
  • Patinação Artística (livre individual): Erik Leite  
  • Taekwondo: Henrique Marques (80kg)
  • Tênis (simples masculino): João Pedro Bonini 
  • Tiro Esportivo (Trap): Hussein Daruich 
  • Vela (kite): Lucas Pes Fonseca 
  • Vôlei de praia: Jonathan Menezes/Isaac de Farias
  • Skate (street feminino): Maria Lúcia Campos
  • Skate (street masculino): Filipe Mota 
  • Tiro com arco (recurvo individual): Isabelle Trindade
  • Tiro com arco (composto individual): Rafael Magalhães 
  • Judô: Bruno Nóbrega (66kg), Matheus Nolasco (73kg), Luan Almeida (81kg), Jesse Barbosa (90kg), Clarice Ribeiro (48kg), Rafaela Rodrigues (52kg), Bianca Reis (57kg), Eduarda Bastos (63kg) e Dandara Camillo (78kg). 
  • Natação: Guilherme Caribé (50m livre e 100m livre), Stephan Steverink (200m livre, 400m livre, 800m livre e 400m medley), João Pierre Campos (1.500m livre), Lucio Filho (100m borboleta), Gustavo Francisco (200m borboleta), Stephanie Balduccini (50m livre, 100m livre e 200m livre), Letícia Romão (800m livre e 1.500m livre), Ágatha Amaral (200m peito), Joice Otero Rocha (100m borboleta) e Ana Julia Amaral (200m borboleta). 
  • Vôlei Feminino (12 atletas)
  • Vôlei Masculino (12 atletas)
  • Handebol Feminino (14 atletas)
  • Handebol Masculino (14 atletas)
  • Rugby Feminino (12 atletas)