A Maratona de Belo Horizonte, prevista para 17 de maio de 2026, promete agitar o calendário nacional de corridas. Com um trajeto majoritariamente em descida, seguindo antigos leitos de rios da capital, a prova pode se tornar uma das mais rápidas do Brasil, rivalizando diretamente com a tradicional Maratona de Porto Alegre.

Conforme apurado por O TEMPO Sports, quatro trajetos foram elaborados pela organização e entregues ao departamento de trânsito da capital mineira.

A rota principal, considerada a mais veloz, teria largada da região do Barreiro, percorrendo avenidas que, no passado, acompanhavam o curso de afluentes do Ribeirão Arrudas. Ao seguir o declive natural do terreno, o percurso se torna favorável a bons tempos.

As outras três opções mantêm características distintas. Apesar de mais lentas, priorizam o valor turístico e histórico, passando por pontos emblemáticos dentro da Avenida do Contorno e oferecendo aos corredores uma experiência mais visual da cidade.

Conforme apurado, em qualquer uma das rotas escolhidas, a maratona atravessará cinco regionais da cidade: Barreiro, Noroeste, Oeste, Centro-Sul e Leste.

Em todos os percursos, a Avenida dos Andradas será um eixo recorrente e a Praça da Estação deve marcar o quilômetro 21 da prova.

Embora a organização não tenha confirmado, tudo indica que não haverá provas intermediárias, como 21 km ou 10 km. A proposta é seguir o formato das 'majors' internacionais (termo que se refere às seis maratonas mais prestigiadas e famosas do mundo), com apenas dois eventos: no sábado (16), a Checkout Run, uma corrida de 5 km com foco turístico, e no domingo (17), os tradicionais 42.195 metros da maratona.

A corrida curta promete passar por ícones da cidade, como a Praça da Liberdade e o Pirulito da Praça Sete, em um roteiro pensado para valorizar a paisagem urbana do centro de BH.

A previsão é de que a estrutura da prova seja montada no Parque Municipal, onde também ocorrerá a entrega de kits e a linha de chegada. O TEMPO Sports ainda apurou que a organização planeja uma ação especial para a sexta-feira (15), reunindo as famosas “cruzes” (grupos de corrida da cidade) em um encontro coletivo pelas ruas da capital. 

Para confirmar e revelar todos os detalhes da Maratona Oficial de Belo Horizonte, Lucas Condurú, idealizador da prova, dará uma coletiva na tarde desta quinta-feira (7/8), onde será divulgado o trajeto aprovado.


Sob supervisão de Frederico Teixeira