A Prefeitura de Contagem lançou um novo projeto de esporte gratuito de defesa pessoal voltado para mulheres a partir dos 10 anos de idade. A iniciativa faz parte do compromisso de ampliar o acesso ao esporte.
As inscrições começaram na última segunda-feira (4/8) e foram sucesso total. Ao todo, 400 mulheres aderiram às aulas e as vagas para o projeto piloto se encerraram nesta quinta-feira (7/8). A Prefeitura tem intenção de abrir novas vagas em um futuro próximo.
A aula inaugural está marcada para segunda-feira (11/8) e as atividades serão realizadas na praça da Jabuticaba, no centro da cidade, sempre às segundas e quartas-feiras, nos horários de 18h e 19h.
O lançamento do projeto acontece em sintonia com o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher. A campanha nacional reforça a importância de políticas públicas que garantam proteção, informação e autonomia para o público feminino.
A iniciativa reforça dois pilares das políticas públicas de Contagem: o combate à violência de gênero e a promoção da saúde física, emocional e social da população.
Com foco na prevenção e na resposta a situações do cotidiano, o conteúdo das aulas foi desenvolvido para atender pessoas com ou sem experiência prévia em artes marciais. A iniciativa adota uma metodologia que reúne fundamentos do jiu-jitsu, muay thai, boxe e técnicas de artes marciais mistas (MMA), adaptados ao contexto da defesa pessoal.
O objetivo é oferecer ferramentas para que possam agir com consciência, confiança e segurança em eventuais situações adversas, aplicando os conhecimentos adquiridos em diferentes ambientes do dia a dia.
Alex Chiodi, secretário de Esportes e Lazer de Contagem, reforçou que o projeto dialoga diretamente com os desafios atuais enfrentados pelas mulheres, especialmente diante do aumento dos índices de violência.
“Essa é uma ação extremamente atual e necessária. A gente precisa enfrentar de forma firme essa realidade que temos visto do aumento da violência, especialmente contra as mulheres. E isso passa, também, por garantir que elas se sintam seguras e respeitadas em todos os ambientes. Quando promovemos a defesa pessoal, promovemos também consciência, autoestima e cidadania”, afirmou.
Lutador profissional de jiu-jitsu e professor responsável pelas aulas, Leonardo Rocha destacou que o projeto vai muito além da técnica. É uma forma de buscar uma transformação pessoal na vida das mulheres.
“A ideia é que cada aluna se sinta mais segura no dia a dia, seja caminhando na rua, indo para o trabalho ou mesmo em situações inesperadas. Queremos mostrar que toda mulher pode e deve conhecer seu corpo, seus limites e também sua força. A defesa pessoal é uma ferramenta de proteção, mas também de empoderamento”, ressaltou.
Agosto Lilás
No contexto do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, as aulas de defesa pessoal oferecidas pela Prefeitura vão além do aprendizado técnico, representando também um espaço de acolhimento, escuta e fortalecimento de vínculos.
A proposta é que, junto aos benefícios físicos e emocionais proporcionados pela prática esportiva, as participantes encontrem um ambiente seguro para compartilhar vivências e construir uma rede de fortalecimento baseada na sororidade.