Sempre juntos

Casal da seleção de escalada entre os favoritos para etapa do Brasileiro em BH

Jean Ouriques e Patrícia Antunes serão uma das atrações do torneio que acontecerá durante todo este sábado, na academia Rokaz

Por Daniel Ottoni
Publicado em 25 de maio de 2018 | 17:01
 
 
 
normal

A escalada foi a maneira pela qual Jean Ouriques e Patrícia Antunes se conheceram e é com a modalidade, que estará presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, que a dupla busca uma evolução permanente.

Os dois fazem parte da seleção brasileira e serão apenas dois dos vários representantes de Minas Gerais na 2ª etapa do Brasileiro de Escalada de Boulder, que acontece neste sábado, a partir das 7h, na academia Rokaz, em Belo Horizonte. O evento terá transmissão ao vivo, entre 18h30 e 22h, pela página do Facebook e do Youtube da ABEE (Associação Brasileira de Escalada Esportiva). 

Cinco mineiros estarão entre os profissionais. Todas as disputas estarão abertas ao público e as principais delas, entre os atletas da elite, começam por volta das 19h. Os atletas inscritos estão divididos entre a categoria pro e amadores, que possui cinco divisões por idade. Um total de 130 atletas é esperado na competição, que terá 40 deles na categoria de elite.

"Sinto-me mais segura ao lado dele. Ano passado entramos juntos para competir e me senti muito bem. Ele me disse que fica meio nervoso, mas nada que nos atrapalhe. Nos conhecemos escalando, na academia. Comecei a escalar com uma amiga, ela parou e eu continuei, fiz amizades, me encontrei no esporte. Falamos muito sobre escalada sim. Ele é meu treinador, então falamos sobre escalada pelo menos uma vez por dia. Ele me ensinou a maioria das coisas que sei hoje sobre o esporte", comenta Patrícia.

"Se me falassem, há 15 anos, que eu seria casado com a campeã brasileira de escalada, alguém que divide os mesmo sonhos que tenho, eu duvidaria. A gente foi se desenvolvendo junto, ela começou a participar de competições e um dá muita força para o outro. Estar casado com alguém que entende o que eu faço da vida é muito bacana", alegra-se Jean. 

Tendo a escalada muito presente na rotina, o casal quer mostrar porque marca presença no time Brasil. Jean é o atual vice-campeão nacional, depois de ter conquistado o título em 2016. Já Patrícia é a atual detentora da maior conquista do país. Os bons resultados fizeram com que eles atingissem novos níveis. No segundo semestre, eles têm presença garantida em etapas da Copa do Mundo, experiência que promete ser diferenciada para eles ao estar ao lado de referências da modalidade.

"Com certeza será uma experiência agregadora e que todo atleta de alto rendimento sonha. Competir com escaladores fortes e assistir os atletas do masculino é sempre um grande aprendizado e gera muito amadurecimento tanto no comportamento dentro de uma competição  quanto no quesito "olhar fora da caixa". Não vejo a hora", admite a escaladora. 

Os dois garantem que estão preparados para mostrar porque Minas Gerais é uma referência na modalidade. "Nosso Estado tem uma condição geográfica muito favorável, que ajuda para nossa evolução. Além disso, temos uma estrutura de treino em uma academia de nível nacional como a Rokaz, com o pessoal engajado, formando uma comunidade bastante envolvida. O nível técnico das competições tem crescido a cada ano. No cenário latino-americano, estamos no topo ao lado de Chile e México. No cenário mundial, temos condições de chegar em uma semifinal de Copa do Mundo, quando 20 dos 150 se classificam para esta fase", salienta o escalador. 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!