Nessa terça-feira (22), 12 clubes de seis estados diferentes anunciaram a criação da Liga Feminina de Fustal (LFF), que tem previsão de início para abril de 2022. Já com calendário e formato de competição definidos, o torneio entra como alternativa ao Novo Futsal Feminino Brasil (NFFB), que é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).
A LFF será regulada pela CBF. As atletas serão registradas pelos clubes diretamente no sistema de registros e contratos da CBF, assim como ocorre na Liga Nacional de Futsal, o torneio masculino da modalidade. A arbitragem das partidas será, também, por conta da entidade, e todos os profissionais serão formados pelo quadro criado pela Confederação.
Tatiana Weysfield, presidente da LFF, comemora a criação da nova liga e garante que é um passo fundamental para o desenvolvimento do futsal feminino do Brasil. "É um momento de vitória e muita alegria para o futsal feminino. Durante muitos anos lutamos para ter uma competição com estrutura, visibilidade e apoio institucional. Agora teremos o nosso espaço e vamos trabalhar muito para que seja somente o início de uma jornada inovadora para o esporte feminino do Brasil", afirmou Tatiana.
Como formato de disputa da competição, na primeira fase, os times se enfrentam entre si, em esquema 'todos contra todos'. Ao final dos confrontos, os oito melhores avançam para a fase eliminatória, que será disputada em jogos de ida e volta, até a definição dos dois finalistas.
"O futsal brasileiro vive um momento de muitas mudanças, é normal gerar um impacto inicial, mas sabemos que as coisas caminham para melhor, para uma estrutura maior e que irá refletir em condições melhores para clubes, atletas e profissionais. Em um curto espaço de tempo seremos mais uma excelente opção de entretenimento aos fãs de esporte do Brasil e ótima opção para grandes empresas atrelarem suas marcas", concluiu Tatiana Weysfield.
Veja os times participantes da LFF
- ADEF-DF
- ADTB-PR
- ADC-SE
- Barateiro-SC
- Cianorte-PR
- Female-SC
- Leoas da Serra-SC
- Londrina-PR
- São José-SP
- Stein-PR
- Sumov-CE
- Taboão da Serra-SP