Quatro dias de disputas

Conexão Cidadã: esporte e cultura reúnem alunos mineiros e baianos em Contagem

Mais de 200 estudantes disputarão competições de diversas modalidades e farão um tour cultural em Belo Horizonte

Por Matheus Oliveira
Publicado em 11 de novembro de 2022 | 21:02
 
 
 
normal

A partir deste sábado (12), mais de 200 estudantes entram em quadra ou no tatame para a disputa de diversas modalidades esportivas no Sesc Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Eles participam do Conexão Cidadã, evento organizado pelo Instituto de Formação Esportiva e Social (Infes) com o objetivo de levar esporte e cultura a crianças e adolescentes de projetos sociais.

Os alunos vieram de diversas cidades do interior de Minas, além de Feira de Santana, na Bahia, e chegaram nessa sexta-feira (11), quando foi realizada a cerimônia de abertura do Conexão, com o desfile das delegações e o acendimento simbólico de uma pira olímpica.

Lucas Daniel, de 15 anos, veio de João Monlevade, na região Central de Minas, em busca de medalha. "Creio que vai ser bacana. Vou jogar handebol, eu jogo de ponta", explicou o adolescente, que, sincero e humilde, prefere não garantir a artilharia do torneio. "Pode ser que dê, só Deus sabe."

O critério para chegar aos 246 estudantes selecionados para o evento foi definido pelos projetos sociais que atendem a garotada, segundo o CEO do Infes, Kellyson Salgado. "Em julho, a gente começou a falar do Conexão Cidadã com cada projeto, nas 13 cidades. Eles tiveram um torneio interno em que classificaram os alunos. Ficou livre para cada projeto escolher seus critérios, se era técnico ou de comportamento."

Os jogos serão realizados até segunda-feira (14), com disputas no futebol, futsal, vôlei, handebol, tênis e judô. Os jovens atletas vestirão uniformes que representam países onde há atuação das empresas ArcelorMittal e Belgo Bekaert Arames, patrocinadoras do evento.

"Levamos a proposta para a ArcelorMittal, que a aprimorou. Esse evento está sendo pensado desde julho do ano passado", relata Kellyson. O diretor superintendente da Fundação ArcelorMittal, Herik Marques, confirma. "Recebemos essa ideia com muita animação, porque ela consegue juntar aquilo que a gente já faz há muito tempo: esporte com o conceito da cidadania, do respeito, da competição sadia, além do quê a gente vai trazer para cá a cultura."

Passeios

Neste domingo (13), parte da garotada poderá assistir, no ginásio do Riacho, em Contagem, ao clássico entre Sada Cruzeiro e Itambé Minas, pela Superliga Masculina de Vôlei. E os estudantes ainda farão um tour cultural pela capital mineira.

"Além das atividades esportivas, eles vão ter a oportunidade de conhecer Belo Horizonte. É uma experiência ímpar na vida deles, muitos nunca tinham andado de avião. Eles vão fazer o Circuito Cultural Praça da Liberdade, vão ao Palácio das Artes participar de um show, vão ao jogo do Sada Cruzeiro e também vão conhecer o Mineirão", conta Kellyson.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!