Los Angeles 2028

Lacrosse, softbol e mais: COI aprova inclusão de esportes para Olimpíada de 2028

Comitê Olímpico Internacional confirma inclusão de cinco novos esportes para a disputa dos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, nos EUA; confira

Por Agências
Publicado em 13 de outubro de 2023 | 10:43
 
 
 
normal

Os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, terão a inclusão de cinco novas modalidades: beisebol/softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash. A adição do quinteto foi aprovada nesta sexta-feira (12) pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), após pedido feito pelo Comitê Organizador Local.

O flag football, espécie de primo do futebol americano, assim como o squash, nunca esteve na programação de uma Olimpíada. Já críquete e lacrosse até apareceram no quadro, porém há mais de 100 anos.

O críquete esteve nos Jogos de 1900, em Paris, enquanto o lacrosse foi disputado em duas ocasiões, nos anos de 1904, em Saint Louis, nos EUA, e 1908, em Londres.

O beisebol e o softbol, que é sua adaptação feminina, estrearam em Barcelona'1994 e Atlanta'1996, respectivamente. Foram mantidos até Pequim'2008, saíram nas edições seguintes e voltaram nos Jogos de Tóquio, disputados em 2021, mas não entraram no programa de Paris'2024.

O regulamento dos Jogos Olímpicos permite que o Comitê Organizador Local solicite a inclusão e/ou a exclusão de algumas modalidades. A decisão, entretanto, deve ser debatida por meio da Comissão do Programa Olímpico antes de emitir uma recomendação ao Conselho Executivo da entidade.

Tóquio escolheu a inclusão de beisebol/softbol, karatê, skate, escalada e surfe. Já Paris'2024 adicionou breaking e manteve skate, surfe e escalada, trio que, conforme decisão tomada no início de 2022, foi incluído de forma oficial no programa a partir de 2028 em razão do sucesso de suas provas no Japão.


O DILEMA DO BOXE

Se por um lado há festa aos atletas das novas modalidades, no boxe a história é diferente. Tradicional presença nos Jogos Olímpicos, o esporte de combate não está certo para 2028.

A 'nobre arte' vive uma crise política após escândalos financeiros na Federação Internacional. A presença em Los Angeles ainda é incerta.

Nos Jogos de Tóquio, em 2021 o Brasil faturou nada menos que três medalhas na modalidade. (Estadão Conteúdo)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!