Várias modalidades

Projetos garantem aulas de vôlei, basquete, judô e outros esportes

Crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas recebem aulas gratuitas de diversas modalidades; saiba como fazer a inscrição nos projetos esportivos

Por O Tempo Sports
Publicado em 08 de junho de 2023 | 11:32
 
 
 
normal

O futebol ainda é uma das grandes paixões nacionais, mas divide o coração dos jovens mineiros com outras modalidades esportivas, como basquete, handball, judô e atletismo. Projetos como o Basquete.com, realizado pelo Instituto Aspa, em Juatuba, na região da bacia do Paraopeba em Minas Gerais, estão levando aulas gratuitas para 120 crianças e adolescentes, matriculados em escolas públicas. Essa e outras 117 iniciativas esportivas receberam patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

No Estado, foram destinados R$ 21,65 milhões para ações socioesportivas a serem realizadas ao longo de 2023. A estratégia da empresa prioriza o esporte como ferramenta de inclusão, especialmente nos municípios onde a empresa opera e naqueles impactados pelo rompimento da barragem B1, em 2019.

Lessandro de Freitas, professor do Instituto Aspa, está surpreso com o interesse e o envolvimento dos alunos pelo esporte. “É uma prática esportiva que eles não conheciam muito. Aqui em Juatuba, o vôlei é forte também, mas não tinham aulas de basquete, e é muito bacana ver o desenvolvimento deles.”

Larissa dos Santos, professora de educação física na cidade de Maravilhas, também foi surpreendida com a curiosidade das crianças. Ela participa do projeto “Container do Esporte”, do Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC), que oferece aulas de vôlei, handebol, tênis, badminton e atletismo.

As aulas em Maravilhas começaram há menos de um mês, e o primeiro trabalho foi com atletismo. Nos próximos dias, será a vez do badminton. “Tudo é novidade para eles, porque a maioria só tinha jogado futsal até hoje. E a empolgação deles é enorme. Querem saber tudo sobre cada modalidade, falam que não vão faltar às aulas para não perder nenhum detalhe.”

Felipe de Souza também é professor de basquete e dá aulas na iniciativa Ídolo Social, do Instituto Anderson Varejão, na cidade de Betim. Ele tem atualmente 120 alunos, em quatro turmas. Felipe fala como é bom ver o desenvolvimento das crianças, o envolvimento com o projeto e destaca que os ensinamentos vão muito além das quadras. “A gente também trabalha com eles e com as famílias temas transversais como honestidade, combate ao bullying e espírito esportivo, e é muito legal conversar com os pais e professores e perceber a evolução deles.”

A avaliação que o professor tem recebido atesta as mudanças na vida das crianças depois do início da prática esportiva. “Chega pra gente esse retorno de que eles estão mais focados nos estudos, mais envolvidos e disciplinados.”

Para celebrar o envolvimento dos alunos com o basquete, Felipe organizou em março deste ano um momento de muita emoção. Levou as crianças para assistirem ao Jogo das Estrelas, o maior evento de basquete do Brasil, que aconteceu em Belo Horizonte. “Eles puderam ver de perto os melhores jogadores do país. Foi uma experiência muito bacana.”

Famílias

Juliana, mãe de dois alunos das aulas de basquete em Betim, confirma a empolgação das crianças com o esporte e o impacto das aulas na vida deles. “Até eu peço para entrar no jogo, porque é muito legal. Eles conheciam pouco o basquete, mas estão amando. Meus sobrinhos e nossos vizinhos também fazem a aula e acaba virando um grande programa de família e amigos.”

Saiba como fazer a inscrição nos projetos esportivos

Aulas de vôlei, handebol, tênis, badminton e atletismo (projeto Container do Esporte)

Maravilhas - Complexo Municipal de Convivência Celino Duarte Chaves (quadra do Teatro Chico do pai)

Fortuna de Minas - Estádio Municipal Geraldo Sorocaba - Rua Primeiro de Março 45 a 89

Aulas de Basquete (Instituto Aspa)

Vagas abertas nas cidades de Abaeté, Pompéu, Mário Campos e Juatuba – Informações pelo telefone (27) 99898-5883

Aulas de Basquete (Instituto Anderson Varejão)

Vagas abertas nas cidades de Sabará, Santa Luzia e Congonhas  

Informações pelo telefone (27) 99898-5883

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!