Tudo pelo sonho

Promessa do tênis faz rifa para disputar torneio no exterior; veja como ajudar

Danilo Xisto, de 15 anos, disputará torneio no exterior, mas não conta com patrocinador; rifa foi criada para ajudar a bancar gastos da viagem de carro ao Uruguai

Por Frederico Teixeira
Publicado em 08 de janeiro de 2024 | 16:30
 
 
 
normal

Quanto vale um sonho? Para o jovem tenista Danilo Xisto, de 15 anos, morador de Belo Horizonte, todo esforço é válido. Sem patrocinadores e com a família enfrentando algumas dificuldades, uma rifa pode ser a 'salvação' para ajudar a bancar os custos da viagem que fará para disputar um importante torneio no exterior.

No ano passado, Danilo Xisto chegou a ficar no posto de número 2 do ranking da Federação Mineira de Tênis (FMT) em sua categoria. Ele teve boa participação em torneios nacionais e, como resultado, se credenciou a jogar o Punta Bowl, que será disputado na cidade de Maldonado, no Uruguai.

Sem verba para para pagar passagem de avião, o trajeto de mais de 2.400 quilômetros terá que ser feito de carro. E o parceiro da viagem será o pai, Danilo Bernardo, de 53 anos.

Eles já enfrentaram 'aventura' semelhante em 2021, quando Danilo disputou torneio no Paraguai. Só que agora a situação está um pouco mais 'complicada'. 

"Eu trabalhava com consultoria na área de meio ambiente, mas perdi o emprego em outubro. Agora, pra completar, como se diz na 'lei de Murph', nosso carro, um Space Fox 2009, que usamos para ir pro Paraguai, teve que ir pra oficina. Teve que mexer no cabeçote e parte do motor. Mas não vamos desistir. Quarta-feira (10) já estamos saindo", afirmou Danilo Bernardo. O custo da viagem ao Uruguai está calculado em mais de R$ 5 mil. O torneio começa no sábado (13)

Como alternativa para arrecadar recursos, um treinador de Danilo deu a ideia de criarem a rifa e pedirem apoio de doações via pix. "Hoje ele treina com o professor Marcelino na Academia Mineira de Tênis. E só continua porque ele abriu mão de cobrar as mensalidades desde outubro, quando fiquei desempregado. E ainda tem o custo do equipamento. Só uma raquete sai por cerca de R$ 1.500", acrescenta o pai do atleta.

Confiança elevada

Enquanto o pai ajusta os últimos detalhes da viagem, o jovem Danilo tenta se concentrar apenas nos treinamentos. E se mostra otimista para a competição.

"A expectativa é sempre ser campeão do torneio. Quero chegar ao menos na final. No Paraguai foi o meu melhor resultado, quando cheguei na semifinal de duplas e nas quartas de simples", afirma.

Danilo teve crescimento rápido no esporte. Até os 9 anos, jogava como goleiro de futebol society. E foi em um dos intervalos das partidas que ele acabou sendo 'hipnotizado' pelo tênis.

"Na televisão, passando os canais, tinha um jogo de tênis. Um jogo feminino, se não me engano da Venus Willians (norte-americana). Meus amigos vieram me chamar para jogar futebol e eu não fui. Fiquei assistindo a partida até o final. Logo depois falei com meu pai que queria jogar tênis", relembra.

"Achamos que era coisa de menino, mas ele não parou de falar. Compramos uma bolinhas e depois ficamos batendo 'paredão' com ele. Só depois, no final de 2017, que ele começou a treinar na AABB", acrescenta o pai, orgulhoso.

Depois de ter feito aulas até com adultos, Danilo Xisto entrou para a equipe do clube. E disputou seu primeiro torneio nacional com apenas 12 anos. Tendo o sérvio Djokovic como ídolo, o garoto espera se firmar no esporte.

"O plano A é tentar carreira profissional. O plano B é tentar uma bolsa nos EUA, para seguir nos estudos e representar a universidade nos torneios", finalizou o garoto que neste ano cursará o segundo ano do Ensino Médio. O sonho está só começando...

 

COMO AJUDAR:

Rifa pelo esporte - Apoio ao atleta Danilo Xisto

O que será sorteado:
1 rolo de corda Pro'S Pro Black Eruption
3 tubos de bolas Head Tour XT com 4 unidades cada
10 Overgrip Pro'S Pro Lethal Tacky Branco

Como adquirir a rifa:
Pix para o CPF 022.632.316-17 (Banco Inter)
Entrar em contato pelo número (31) 97303-6888

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!