Lenda

Quais recordes faltam para LeBron bater no basquete? Saiba planos do astro

Astro da NBA, LeBron James está perto de alcançar marca história do brasileiro Oscar Schimidt

Por Paula Coura
Publicado em 04 de março de 2024 | 11:54
 
 
 
normal

Aos 39 anos e com uma carreira repleta de títulos, conquistas e recordes, LeBron James, astro norte-americano, poderia pensar em aposentadoria. Poderia. Após se tornar o primeiro atleta a marcar 40 mil pontos na temporada regular da NBA, e perto de alcançar o brasileiro Oscar Schmidt como maior pontuador no basquete mundial, ele ainda tem a meta de disputar as Olimpíadas e Paris e, quem sabe, atuar em uma partida ao lado do filho, Bronny James.

“Preciso estar na quadra com meu filho, tenho que estar com Bronny”, revelou LeBron durante entrevista em 2023. Bronny James, de 19 anos, é armador da USC (Universidade do Sul da Califórnia), e pode entrar para o draft de 2024 da NBA, apesar de ter média abaixo do esperado para tal.  

Isso porque o jovem passou mal durante treinamento em julho, e ficou três dias internado. Sua família revelou em agosto de 2023 que ele tinha sido diagnosticado e tratado uma condição cardíaca congênita. Ele só foi clinicamente liberado para retornar ao basquete em novembro, do ano passado, e voltou aos treinos com seus companheiros de USC logo depois, mas o período fora das quadras pode indicar que o nome do jovem só esteja mesmo no draft de 2025 da NBA.

LeBron mostrou descontentamento quando a essa possibilidade, mas tem outro foco mais iminente. O jogador dos Los Angeles Lakers quer participar da Olimpíada de Paris. O ala disputou os Jogos de 2004, 2008 e 2012 (tem um bronze e dois ouros, respectivamente).

A ideia dele, e de outros astros da NBA, como Stephen Curry e Kevin Durant, de atuarem nos Jogos de 2024 surgiu após o recente fracasso dos EUA no Mundial do ano passado. O time norte-americano perdeu para a Alemanha nas semifinais.

“Eu disse a mim mesmo antes da temporada, quando me comprometi a fazer parte da equipe olímpica, obviamente que tudo dependia da minha saúde”, disse ele. “Do jeito que está agora, estou saudável o suficiente para estar no time e ter um desempenho em um nível que eu sabia que poderia ter”, garantiu LeBron.

O que ainda falta conquistar?

LeBron ainda persegue a marca do brasileiro Oscar Schmidt, que tem anotados 49.737 pontos ao longo da carreira. O astro norte-americano soma no total 49.612 pontos. Por isso, há expectativa que o ala dos Lakers supere marca de Schmidt ainda nesta temporada.

O astro dos Lakers ainda pode buscar outra marca: Vince Carter atuou em 22 edições de NBA, enquanto LeBron chegou nesta temporada a 21 edições.

Sobre ultrapassar os 40 mil pontos na NBA, apesar de os Los Angeles Lakers ter pedido a partida para os Denver Nuggets por 124-114, LeBron disse:

“Ninguém nunca conseguiu isso, e estar nessa posição nesse ponto da minha carreira é bem legal. É o maior feito da minha carreira? Não. Significa algo? Com certeza absoluta, por que não significaria? Conquistar coisas nessa liga, com os maiores que já jogaram na NBA, é um sonho. Esses feitos e marcas significam algo para mim. É claro que tem uma ordem do que é mais importante, mas com certeza significam algo”.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!