Paris 2024

Rússia considera 'inaceitáveis' apelos para excluir seus atletas da Olimpíada

Ministro dos Esportes da Rússia, Oleg Matytsin condenou possível tentativa de excluir os atletas de seu país dos Jogos Paris 2024

Por Agências
Publicado em 11 de fevereiro de 2023 | 09:49
 
 
normal

A Rússia denunciou neste sábado (11) os apelos de exclusão de atletas russos dos Jogos Olímpicos de 2024, um dia depois de uma reunião, durante a qual o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, voltou a pressionar por esse anúncio.

“A tentativa de ditar as condições para a participação de atletas em competições internacionais é absolutamente inaceitável (…) . Hoje, vemos uma vontade clara de destruir a unidade do esporte internacional", declarou o ministro russo dos Esportes, Oleg Matytsin, citado pelas agências russas de notícias.

Em uma reunião na sexta-feira (10), Zelensky afirmou que a presença de atletas russos nos Jogos de Paris-2024 seria "um sinal de violência e impunidade", na tentativa de convencer os ministros dos Esportes de vários países. 

Os que pedem a exclusão "fariam melhor em cuidar do esporte em seus próprios países e contribuir para que o esporte seja o embaixador da paz e permitir construir pontes entre os povos", comentou Matytsin neste sábado (11). 

O líder russo lembrou que "ninguém" pediu a exclusão dos atletas dos Estados Unidos dos Jogos de 2004 após a invasão do Iraque pelas tropas americanas. 

A Ucrânia se opõe à eventual presença de atletas russos e bielorrussos nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, como cogita o Comitê Olímpico Internacional (COI), e ameaça boicotar a competição. 

Em e-mail datado de 31 de janeiro e divulgado na quinta-feira (9), o presidente do COI, Thomas Bach, denunciou essa posição ucraniana, que vai, segundo ele, “contra os fundamentos do movimento olímpico”. 

A hostilidade ucraniana à presença de atletas russos é apoiada pelos tradicionais aliados de Kiev, como Reino Unido e Polônia. Já os Estados Unidos se pronunciam, até o momento, pelo compromisso da bandeira neutra. (France Press)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!