O salto no ranking mundial, dado pelo karateca mineiro Rafael Nascimento, abriu a ele a chance de estar no Japão para etapa da Premier League, que acontece a partir desta sexta-feira em Tóquio. A competição conta com os 100 melhores colocados do ranking em cada categoria.
Depois de começar 2019 na 122ª posição dentro da categoria (até 60kg), hoje ele está em 47º no ranking. Chegando de um bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru e do ouro no Sul-Americano, ele sabe que a competição intercontinental será exigente.
“Essa será uma etapa especial. Pela relação de inscritos, estão todos os primeiros do mundo, será a última etapa em Tóquio antes da Olimpíada. Creio que, além de buscar os pontos da categoria, os adversários querem sentir como será a atmosfera da Olimpíada do ano que vem. Estou muito animado e feliz por estar aqui, meu objetivo é transferir todo esse sentimento positivo para dentro do tatame e buscar uma medalha inédita na minha carreira”, afirma.
Do outro lado do mundo
Rafael chegou no Japão no dia 26 de agosto para iniciar período de aclimatação junto aos companheiros de seleção. Por lá, eles contam com boa estrutura fornecida pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), como cozinheiro e fisioterapeuta exclusivo.
“Ter chegado com antecedência é um diferencial. Nos dá a chance de poder aclimatar com o fuso horário e o ambiente. É algo diferente de outras competições, quando chegamos quase no dia da competição e temos que nos adaptar rapidamente”, compara.