Rafinha comentou, neste domingo (13), a entrevista coletiva concedida por Filipe Luís após a vitória do Flamengo sobre o São Paulo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O treinador rubro-negro explicou a ausência de Pedro na lista de relacionados, apontando falta de comprometimento nos treinos durante a semana. O ex-Flamengo relembrou bastidores do vestiário quando atuou junto com Filipe Luís e Pedro.
➡️Torcedores resgatam fala de Ceni sobre Pedro no Flamengo: ‘Desrespeitoso’
- O Pedro era companheiro de vestiário do Filipe, e o Pedro sabe que o Filipe é um exemplo. Porque é meu amigo, eu sou amigo dos dois, e de treinamento. O cara que sempre se aplicou, sempre treinou, toda a sua carreira. Nunca houve alguma reclamação do Filipe nesse sentido. Fica fácil de chegar em quem tem a razão. É assim, jamais condenar o Pedro, que é um moleque fantástico, tem um coração gigante, é um grande jogador, e o Flamengo precisa do Pedro - disse Rafinha, que seguiu:
- O treinamento te leva pro jogo, te condiciona pro jogo. Hoje, principalmente hoje em dia, a velocidade, a dinâmica, a intensidade de tudo, a força que é usada nos jogos, te faz ter que treinar bem. Senão, você não vai jogar bem, não vai performar bem - completou o comentarista do "Sportv".
➡️Flamengo vira assunto entre europeus em Chelsea x PSG, na final do Mundial
Rafinha avaliou também o tom adotado por Filipe Luís durante a coletiva.
- A fala pode parecer assim: ‘ah, foi agressivo, falou isso, expôs demais o Pedro’. Não foi não. Não foi agressivo, foi bem. Em nenhum momento ele falou assim: ‘olha, ele fez pra mim isso’. Não. Ele falou: ‘a falta de respeito é com os companheiros’. Ele nunca falou que foi pessoal. Ele falou: ‘ele com o grupo, com os companheiros’ - encerrou.

Fala de Filipe Luís sobre Pedro no Flamengo
— O que aconteceu foi que o comportamento e a atitude do Pedro durante a semana foi lamentável, beirou o ridículo para mim. Não é de agora que ele vinha treinando mal, só que nessa semana ele rompeu todos os princípios que nós temos, que é a cultura de treino. Para mim, o que ele fez foi uma falta de respeito, a atitude dele nos treinamentos e não duvidei em nenhum momento em deixar ele fora da lista de relacionados. Porque esse tipo de comportamento pode contagiar, espero que ele pense e peça desculpas aos companheiros e volte a ser o Pedro. Para mim, não é só uma falta de respeito com os companheiros, é uma falta de respeito com ele mesmo. Um jogador com a ambição que ele deveria ter, de chegar na seleção brasileira e quem sabe jogar outra copa do mundo, não pode negociar um minuto de treinamento. Depois, faltou respeito com os torcedores que estão esperando o melhor Pedro, de antes da lesão. Fora com o clube, que paga os salários. Tentei protegê-lo por muito tempo, mas ele tem querer, ele precisa querer mais do que eu — revelou Filipe Luís.
Fora da lista de relacionados, Pedro esteve no gramado do Maracanã antes da partida com o São Paulo. O jogador treinou durante a semana no Ninho do Urubu, ganhou apoio por parte da torcida e vive um momento de incertezas no Flamengo. Filipe Luís seguiu falando sobre o desempenho do centroavante nos treinamentos desta semana.
— Eu não posso querer mais do que ele. E a gente vê no campo a cultura de treino instaurada, que eles conseguem correr performar. O meu olho me diz o que vejo nos treinos, mas temos dados, dados de GPS, que dizem que o Pedro é o último em tudo nessa semana. E um jogador que é o último em todas as valências físicas, não está pronto para performar. Vocês podem colocar a culpa no treinador, no modelo, no Arrascaeta, em que for. Mas a culpa é dele. Ele tem que querer. Eu não posso ir ao mercado para buscar um jogador que faça 30 gols que nem ele. Ele está aqui com a gente, ele não deveria ser o problema, ele deveria ser a solução. Mas quando ele quiser, pedir desculpas para os companheiros e voltar a treinar, com certeza não ser um problema, ele vai ser titular — disse o treinador.