Endrick, Rodrigo Muniz, Andreas Pereira, Joelinton e Matheus Pereira. Além do destaque nacional e internacional, esses jogadores de futebol têm algo em comum: uma empresa de Belo Horizonte que atua, individualmente, para melhorar os seus atributos em campo. Criada em 2018, a Outlier FC já se destaca no meio esportivo.

O TEMPO Sports conversou com Diego Vieira, CEO e fundador. Após estudar e trabalhar no meio esportivo nos Estados Unidos, ele percebeu que os jogadores tinham pouco conhecimento sobre o esporte em si; assim, ele viu uma oportunidade de negócio.

"Eu tinha um amigo que estava jogando na Premier League, o nosso primeiro, o Léo Bonatini (revelado pelo Cruzeiro). Perguntei a ele como era esse acompanhamento individual nos clubes, e ele afirmou que não era tão bom, especialmente por falta de tempo. Daí, crio a empresa em 2018, a primeira de consultoria tática individual, e hoje, com muita felicidade, nos constituímos como uma das maiores do mundo", falou.

Como funciona

Segundo Diego, sua equipe, formada por 10 analistas, estudam detalhadamente as características de cada cliente, que hoje em dia gira em torno de 60, e repassa para eles dados e informações que contribuam para a sua performance individual e do time. Análise também abrange sua equipe como um todo e os adversários.

"Identificamos quais aspectos ele tem que melhorar, quais já estão bons e quais que ele pode fazer ainda melhor. Juntando essas duas informações, mais o que o treinador pede, temos métricas por posição que precisam ser trabalhadas para que ele possa melhorar individualmente e no contexto dele do clube", explicou.

"Temos reuniões semanais com todos os nossos clientes pra passar para eles o que foi bom e o que não foi, de acordo com esse diagnóstico. O contexto de cada jogo que eles performaram", completou. Além de atletas, a Outlier FC também presta serviço para alguns clubes, que não podem ter os seus nomes revelados.

Camisa 10 da Raposa, Matheus Pereira tem ganhado notoriedade. Foto: Staff Images/Cruzeiro

Relatos

Destaque do Fulham, da Inglaterra, o centroavante Rodrigo Muniz, recentemente, comentou sobre o papel fundamental que a Outlier tem tido em sua carreira. Segundo ele, seu desempenho melhorou com a consultoria especializada.

"O pessoal me ajuda taticamente, e isso tem feito uma diferença tremenda. Eles pegam os meus jogos, e me falam: 'Um centroavante na Premier League se destaca com tais atributos. Falaram o que eu podia melhorar, e entendi onde posso ganhar vantagem em cima dos zagueiros", contou em entrevista à TNT Sports.

Já o volante Matheus Henrique, revelado pelo Grêmio e hoje no Sassuolo, da Itália, revelou que somente após o trabalho com a equipe ele percebeu o quanto a análise, principalmente em vídeos, é importante para o seu desenvolvimento e sucesso no futebol.

"Eles analisam o meu adversário a semana inteira. Temos uma reunião para eles falarem o que eu fiz no jogo. Sinceramente, eu achava que ver vídeo não melhorava em nada, mas mudei de ideia. Fiz um gol no Milan, e ele foi efetuado a partir da análise sobre o posicionamento deles", falou ao PodPah.

Endrick, do Palmeiras, já foi convocado para a seleção brasileira e está vendido para o Real Madrid. Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

Futuro

Para Diego, seu trabalho e de sua equipe contribuem para o desenvolvimento do futebol, já que o estudo é a base da progressão de qualquer esporte. E como essas informações têm como base a individualidade dos jogadores, ele se torna um processo em cadeia, já que o desenvolvimento deles afeta diretamente os clubes, as ligas, etc.

"Nosso próximo passo é conseguir impactar cada vez mais atletas e profissionais no mercado. Hoje, o nosso serviço é extremamente nichado. Se olharmos para a pirâmide de atletas de futebol no Brasil e no mundo, trabalhamos com 0.1% deles. E a gente gostaria de ofertar e conseguir escalar esse tipo de serviço para jogadores jovens, jogadores de categoria de base e até jogadores amadores", revelou o empreendedor mineiro.

"É muito gratificante ver outras empresas no mercado prestando o serviço porque é sinal de que o que promovemos no início faz muito sentido, e isso crescendo quer dizer que ainda tem muita demanda. Nosso maior objetivo nos próximos anos é conseguir impactar o mercado de futebol para que cada vez mais atletas tenham conhecimento de jogo e possam melhorar cada um no seu contexto", concluiu.