O costamarfinense Sol Bamba, que teve carreira como jogador e treinador de futebol, morreu neste domingo (1º) aos 39 anos. Sol Bamba enfrentou um linfoma em 2021 enquanto era jogador do Cardiff. O ex-zagueiro passou por quimioterapia e voltou a atuar em alguns jogos até se aposentar em 2022.
Bamba foi revelado pelo Paris Saint-Germain, onde estreou como profissional em 2004. Sua carreira inclui passagens marcantes por Leicester, Leeds e Cardiff. Pela seleção da Costa do Marfim, participou de 51 convocações.
Depois da aposentadoria como atleta, o costamarfinense iniciou a carreira como técnico. Ele era membro da comissão técnica do Adanaspor, time da segunda divisão turca.
Nas redes sociais, Chloë Bamba, esposa de Sol Bamba, lamentou a morte do companheiro.
"Nos últimos anos tenho visto Sol lutar contra o câncer de frente com uma força mental e física surpreendente. Infelizmente, nunca foi uma luta justa e justamente quando as coisas estavam melhorando ele sofreu uma crise e finalmente sucumbiu em 31 de agosto. Esses anos foram indescritivelmente difíceis, mas ainda conseguimos encontrar alegria e risos neles. Vivi meus piores dias, mas também alguns dos meus melhores. Sol aceitou seu destino como a vontade de Deus e deixou esta terra sabendo, sem sombra de dúvida, que era amado de todo o coração. Eu me certifiquei disso. Foi uma honra ter amado e ser amado pelo Sol. Aprendi muito com ele. Ele é meu herói. Meu coração está partido. Que presente, que presente, que presente ter sido amada por ele", escreveu ela no Instagram.