A torcida do Atlético de Madrid começou uma campanha nas redes sociais para atacar Vinicius Júnior, do Real Madrid. Os times jogam no domingo (29/9), no estádio Metropolitano, pelo Campeonato Espanhol. O movimento, chamado #MetropolitanoConMascarilla, foi criado por torcedores que querem insultar o jogador brasileiro com ofensas racistas, usando máscaras de proteção para não serem identificados. Até o momento, a La Liga não se pronunciou sobre o caso.

Em uma das publicações, dois torcedores do Atlético de Madrid aparecem usando camisas do clube espanhol e máscaras, junto a uma imagem de um macaco. Um dos usuários escreveu: “”Monicius” quer que não haja insultos racistas (sic) e tem medo de dizer isso, a solução não é calar a boca. #MetropolitanoConMascarilla e dê um tapa no celular que você vê”, escreveu um dos usuários.

Racismo contra Vini Jr.

Sete torcedores do Atlético de Madrid foram presos em 2023 por ataques racistas contra Vini. Antes de um jogo entre as equipes pela Copa do Rei, membros da torcida Frente Atlético penduraram um boneco com a camisa do jogador do Real Madrid em uma ponte. Eles foram identificados e presos.

Vini também foi alvo de cânticos racistas da torcida do Atlético antes de uma partida pelas oitavas de final da Champions League. Na ocasião, o Atlético enfrentou a Inter de Milão, da Itália.

Nesta semana, um torcedor do Mallorca, que insultou Vini e Samuel Chukwueze, do Villarreal, com ofensas racistas, foi identificado e condenado a um ano de prisão. No entanto, teve a pena suspensa após redigir uma carta de desculpas e participar de um treinamento contra discriminação, permanecendo proibido de frequentar estádios por três anos.