Com o fechamento do mercado de transferências dos principais países europeus - e também da Arábia Saudita -, os torcedores brasileiros ficaram mais 'aliviados' em relação ao temor de verem seus clubes perdendo algumas de suas estrelas. Mas é melhor manter a cautela. Afinal, nem todas as 'janelas' foram fechadas.

Até mesmo em alguns países europeus ainda é possível fazer a inscrição de novos jogadores. É o caso, por exemplo, de mercados como os da Bélgica, Polônia, Ucrânia, Suíça, Grécia, Rússia e Turquia.

Nos países citados acima, o fechamento da janela varia, mas algumas delas vão até o dia 13 de setembro, como é o caso do futebol turco.

Além do mercado europeu, outra  possível porta de entrada (ou de saída...) para jogadores brasileiros é o mundo árabe. Mesmo que o agora milionário futebol da Arábia, que conta com Cristiano Ronaldo e cia, já tenha encerrado as inscrições de jogadores, ainda há outras possibilidades interessantes.

A janela de transferências no Catar está aberta até a próxima segunda-feira (9 de setembro). Já nos Emirados Árabes, o período é ainda mais amplo, indo até o dia 1º de outubro.

Mais próximo ao Brasil ainda há um mercado que tem 'bala na agulha' para tirar jogadores do futebol brasileiro. Com forte investimento, a janela de transferências no México só termina no dia 14 de setembro. 

Assim, é bom que os torcedores não comemorem antes da hora. Afinal, na prática, não há nenhuma equipe 100% 'ilesa' a possíveis propostas milionárias de outros mercados. É aguardar pra ver. 


Mercados com janelas ainda abertas: 
Sexta (6/9) - Bélgica, Polônia, Ucrânia
Segunda (9/9) - Catar e Suíça
Quarta (11/9) - Grécia 
Quinta (12/9) - Rússia
Sexta (13/9)- Turquia
Sábado (14/9) - México
1/10 - Emirados Árabes