O Athletic Bilbao aplicou uma goleada histórica de 7 a 1 no último colocado Valladolid neste domingo (23/02) em San Mamés, pela 25ª rodada da LaLiga, e segue na quarta posição, atrás dos três gigantes da competição.

Detentor de 72% das ações do Valladolid, Ronaldo é dono do clube espanhol desde 2018. Sob sua liderança, o clube sofreu dois rebaixamentos de lá para cá na La Liga, nas temporadas 2020/21 e 2022/23.

Com esta vitória, o Athletic passa a somar 48 pontos, três atrás do Real Madrid, que enfrenta neste domingo o Girona (11º), no Santiago Bernabéu.

O time de Ernesto Valverde está seis pontos atrás do líder Barcelona e cinco atrás do Atlético de Madrid, segundo colocado.

Já o Valladolid, que demitiu o técnico argentino Diego Cocca na última segunda-feira, continua no fundo do poço com 15 pontos, a oito da zona de permanência na primeira divisão.

A partida

Mikel Jauregizar abriu o placar logo aos 10 minutos. Nico Williams ampliou aos 35 antes de Maroan Sannadi (43') e Oihan Sancet (45'+2) praticamente garantirem a vitória antes do intervalo.

No início da segunda etapa (47'), o senegalês Mamadou Sylla diminuiu a diferença, mas a expulsão do croata Stanko Juric (56') deixou a sua equipe com dez jogadores, o que complicou ainda mais a situação dos visitantes.

Nico Williams (66') e depois Gorka Guruzeta (69') voltaram a marcar e Iñaki Williams (87') colocou a cereja no bolo fazendo o sétimo.