Há pouco mais de um mês à frente do comando técnico do Flamengo, o ex-lateral Filipe Luis pode se tornar o treinador mais precoce da história a conquistar a Copa do Brasil, com somente nove jogos à frente da equipe. Na tarde deste domingo (10), às 16h, o time carioca tentará, na Arena MRV, confirmar o título da segunda competição mais importante do futebol brasileiro.
Filipe esteve em campo com praticamente todos os jogadores do atual elenco flamenguista. E mudou a escalação e a forma de a equipe atuar desde que assumiu o time. Entre seus méritos, a volta do atacante Gabriel Barbosa. Gabigol, que estava afastado do time titular e em crise com a torcida, recuperou seu prestígio.
O atacante, por exemplo, foi o responsável por dois gols na vitória, no jogo de ida da final por 3 a 1, no último domingo (3), e teve seu nome gritado pelos torcedores no Maracanã.
O rubro-negro terá pela frente o Atlético, com a vantagem de dois gols. Filipe Luis assumiu a equipe em 1º de outubro deste ano. Antes, passou pelas categorias sub-17 e sub-20 do Flamengo, ainda em 2024. Foi o escolhido para assumir a vaga de Tite, demitido, e se tornou técnico efetivo com contrato até dezembro do próximo ano.
O treinador estreou com vitória, justamente na Copa do Brasil, batendo o Corinthians, no Rio de Janeiro, por 1 a 0, gol de Alex Sandro. Na sequência, pelo Brasileiro, vitória por 2 a 0 sobre o Bahia, em Salvador, e derrota por 2 a 0 para o Fluminense, no clássico carioca. No quarto jogo, o time de Filipe Luis confirmou a vaga na decisão da Copa do Brasil, depois de empatar por 0 a 0 com o timão, no Itaquerão.
Em seguida, novamente dois jogos pelo Brasileirão, vitória sobre o Juventude por 4 a 2, e em casa, e empate no Beira Rio com o Internacional, por 1 a 1. Na partida seguinte, a vitória sobre o Atlético, na ida da decisão, por 3 a 1, no Maracanã. E fechando a série antes da finalíssima, nova vitória, desta vez com o time misto, sobre o Cruzeiro, pela Série A, na quarta-feira, no Independência.
Nos oito jogos à frente do time carioca, o aproveitamento do comandante é de 71%, com cinco vitórias e somente uma derrota