CAPACITAÇÃO

Funcionários de clubes e de estádios passarão por treinamento de enfrentamento à violência contra a mulher

Trabalho é baseado na divulgação do protocolo Fale Agora e tem como objetivo conscientizar o setor e criar multiplicadores que atuem em ações de prevenção


Publicado em 07 de maio de 2024 | 14:53
 
 
 
normal

Os três maiores clubes de Minas Gerais, América, Atlético e Cruzeiro, vão passar por uma capacitação sobre o protocolo de enfrentamento à violência contra a mulher. A ação ajuda a divulgar o protocolo Fale Agora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e será conduzido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Política dos Direitos das Mulheres. O objetivo é multiplicar a iniciativa entre atletas e o público do futebol.

A ação conta com o grupo de trabalho da Sedese e com os departamentos de psicologia e pedagogia dos clubes. Além disso, participa da iniciativa o Instituto Casa da Palavra, que construiu o roteiro da capacitação, dividido em três eixos de convivência: estádios, futebol feminino e base do futebol masculino. O trabalho é voltado para a prevenção de novas ocorrências.

De acordo com Maíra Fernandes, superintendente da Sedese e doutora em Direito e Justiça na área de estudo "Gênero, Sexualidade e Direito", o protocolo conscientiza o setor e o objetivo é criar multiplicadores que atuem em ações de prevenção, apoio e direcionamento em casos de assédio e outras formas de violência sexual. 

Futebol feminino

De acordo com a Sedese, com o objetivo de criar um ambiente seguro entre mulheres e adolescentes para compartilhar as situações de violência e as formas de superação, serão realizadas rodas de conversa com as atletas, que serão conduzidas pela equipe das subsecretarias de Política dos Direitos das Mulheres e de Direitos Humanos. Nos dias de jogos, será realizada uma ação de conscientização com entrega de informativos e a produção da tatuagem temporária “Sou dona de mim”.

Futebol masculino de base

Também serão realizados encontros para discussão sobre machismo e o papel dos homens na proteção às mulheres, trabalho que será intermediado pelo Instituto Casa da Palavra. Os atletas receberão informativos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e vão aprender sobre a responsabilização por atos infracionais. Na próxima segunda-feira (13), o trabalho será feito no América.

Capacitação nos estádios

A capacitação será estendida para colaboradores dos estádios, voltada, especialmente, para quem trabalha no setor de bares, bilheteria e, principalmente, na segurança privada.  Na ação será apresentado o protocolo Fale Agora. Na semana que vem, o trabalho passará pela Arena MRV, estádio do Atlético.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!