Após dez anos da derrota de 7 a 1 do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014. O estádio do Mineirão, de Belo Horizonte, palco da goleada histórica, divulgou, nesta segunda-feira (8/7), por meio de suas redes sociais um vídeo com uma “carta aberta ao futebol” relembrando o resultado inesperado.
“Há dez anos fui o centro do planeta. Mas o inesperado aconteceu. Vitoriosos e derrotados. Ninguém acreditou. Eu muito menos. Até hoje eu tento entender o que não se explica”, começa o vídeo.
O vídeo inclui imagens do duelo entre Brasil e Alemanha na Copa do Mundo de 2024 e trechos da reação da torcida diante do resultado que foi considerado por muitos, o maior “vexame” do futebol nacional que ficou marcado na história do país e do estádio do Mineirão.
“Desde então o Brasil mudou. O mundo mudou. O futebol mudou. Nós evoluímos, batalhamos, choramos e sorrimos. Tudo se renova. Novos talentos, novos craques. Por aqui seguimos o sonho do Hexa. E quantos mais seguem em busca de seu próprio sonho?”, continua o texto.
- Veja também: Dez anos de Alemanha 7 a 1 Brasil: lições e marcas
Por fim, aborda também a importância do futebol na busca por igualdade de gênero, pluralidade, acessibilidade e mais humanidade.
“Seguimos em busca da igualdade de gênero, de mais pluralidade, de mais acessibilidade, de mais humanidade. Estamos no caminho? O futebol é o caminho.O futebol une raças e cores, une povos e nações. É uma paixão mundial, e não se pede, e se vive. Na adversidade é que crescemos, na solidariedade é que vencemos. Seguimos em frente, por outras glórias, por uma nova era”, finaliza o texto.