Um artigo do atacante Fred para o “The Players Tribune”, publicado em julho de 2022, foi resgatado pela plataforma neste domingo (5 de janeiro) no Instagram. No texto, o jogador menciona o Cruzeiro e o América, dois dos três maiores clubes de Minas pelos quais passou. O Atlético é citado apenas em referência a uma vitória sobre o clube quando defendia o Fluminense.
No início do artigo, Fred relembra de suas passagens no América e Cruzeiro. Ele falou sobre episódios em que foi barrado por indisciplina pelo América e quase foi dispensado. Após uma oportunidade de se redimir, marcou “o gol mais rápido do mundo”, o que atraiu atenção da mídia internacional. Isso fez o clube repensar sua dispensa, e Fred subiu para o time profissional. Esse momento marcou o início de sua ascensão. Depois, Fred se tornou titular no América, jogou no Cruzeiro, e, eventualmente, foi chamado para jogar na Europa pelo Lyon.
“Virei titular do América, fui para o Cruzeiro e marquei quase um gol por jogo numa temporada. Explodi para o Brasil, o Lyon me comprou, e eu parti para a Europa com a confiança lá no alto”, relembra Fred em um trecho.
Após sua ida à Europa em 2005, Fred só retornou a Minas em 2016, quando se transferiu para o Atlético. Sem mencionar diretamente o clube alvinegro, o atacante revelou que não gostaria de ter deixado o Fluminense, equipe em que jogava antes de se mudar para Belo Horizonte. “Essa sempre foi a minha vontade. Permanecer no clube (Fluminense) até me aposentar. Infelizmente, em 2016, o presidente da época fez de tudo para me tirar. Eu não queria ter saído”, escreveu.
Em 2018, Fred foi transferido para o Cruzeiro. Sobre seu tempo em Minas e no clube celeste, diz: “Depois de quatro anos em Minas, eu estava de volta à roça. De novo escondido, envergonhado, dessa vez pelo rebaixamento do Cruzeiro”.
O texto é destinado aos torcedores do Fluminense, com Fred expressando sua gratidão ao clube que marcou mais de metade de sua carreira: “Flu, meu grande e eterno amor”, finalizou no artigo.