A bola vai rolar para mais uma edição do maior torneio de futebol do Brasil. No próximo sábado (29), tem início o Campeonato Brasileiro. E, ao que parece, a promessa é de uma dificuldade inédita. Vários clubes investiram pesado, e foram ao mercado para buscar nomes mundiais, como Neymar, Gabigol, Memphis Depay, Vitor Roque, Oscar, entre vários outros, elevando a disputa a outro patamar.
Além deles, também seguem na disputa jogadores já estabilizados em seus clubes e que prometem manter esse sarrafo bastante elevado. Hulk, Gerson, Thiago Silva, Phillipe Coutinho, Enner Valencia, Martin Braithwaite são algumas das caras que os torcedores já estão se habituando. Com jogadores tão reconhecidos, o Campeonato Brasileiro de 2025 promete entrar para a história como o mais midiático, e um dos mais disputados.
Será o campeonato de número 54, com a denominação atual, e a 70ª, se considerados torneios anteriores, com outras fórmulas de disputa e nomes diferentes (Torneio dos Campeões, Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Taça de Prata, Campeonato Nacional, Copa Brasil e Taça de Ouro).
A Temporada começou bem para alguns dos clubes participantes. Com o aumento do investimento dos clubes, esta edição do Brasileirão deve ser uma das mais disputadas e complicadas dos últimos anos. E ainda há outro ponto a se considerar. Com a disputa do Super Mundial da Fifa, paralisando o campeonato (14 de junho a 13 de julho), o calendário do futebol brasileiro promete ser ainda mais caótico que o normal. Mas afinal, quem chega como favorito? E quem briga na parte de baixo? Existem vários concorrentes nas duas pontas da tabela.
Para outros, nem tanto. O futebol mineiro, mais uma vez, tem dois representantes: Atlético e Cruzeiro. O estado de São Paulo é o primeiro em número de participantes, com seis: Mirassol, Palmeiras, Bragantino, Santos, Corinthians e São Paulo. Na sequência está o Rio de Janeiro, com Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Do Rio Grande do Sul chegam Grêmio, Internacional e Juventude. E ainda os cearenses Fortaleza e Ceará, os baianos Vitória e Bahia, e o Sport, de Pernambuco.
O atual campeão é o Botafogo, que chegou à última rodada do ano passado com 79 pontos, seguido por Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional, e o São Paulo fechando o G6. O clube carioca tentará manter seu título, mas terá concorrentes complicados Os rebaixados em 2024 foram Athletico-PR, Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá. Neste ano, estarão de volta à elite três clubes bastante tradicionais: Santos, que volta após ser campeão da Série B, Sport e Ceará. O Mirassol estreia entre os grandes.
Depois da unificação dos títulos, o Palmeiras é o maior campeão brasileiro, com 12 taças; Atrás vêm Santos e Flamengo, com oito. Na sequência, Corinthians, com sete, São Paulo, com seis, Cruzeiro, Fluminense e Vasco, com quatro cada, Internacional, Atlético e Botafogo, com três, Bahia e Grêmio, que venceram duas vezes, e fechando, com um campeonato no currículo, Athletico-PR, Coritiba, Guarani e Sport.
A primeira rodada será no sábado (29), com seis jogos: Juventude x Vitória, Grêmio x Atlético, Cruzeiro x Mirassol, Fortaleza x Fluminense, São Paulo x Sport e Flamengo x Internacional. No domingo (30): Vasco x Santos, Palmeiras x Botafogo, Bahia x Corinthians e Bragantino x Ceará. A última rodada está marcada para o final de semana do dia 21 de dezembro.