Mamoré e Ipatinga empataram em 0 a 0 nesse sábado (19/7), na penúltima rodada do Módulo II do Campeonato Mineiro. O resultado favoreceu o arquirrival do Mamoré, a equipe da URT, que dependia de um tropeço do Ipatinga para garantir acesso antecipado à elite do campeonato. Por conta disso, após a partida, os torcedores do Mamoré vaiaram o próprio time.
Mamoré vinha de uma situação complicada. O time já havia perdido todos os jogos da segunda fase do campeonato, que é triangular, e não tinha mais chances de acesso à elite. Já o Ipatinga, que tinha três pontos, se vencesse o Mamoré, poderia chegar a seis e se aproximar da URT, com nove. A última rodada será justamente um confronto direto entre Ipatinga e URT.
Havia inclusive uma “campanha” dos torcedores do Mamoré para que o time perdesse para o Ipatinga para não ajudar o arquirrival URT. Por conta disso, a URT chegou a emitir um comunicado criticando as práticas que levantassem “suspeitas de facilitação de resultados ou manipulação”.
Com o empate entre Mamoré e Ipatinga nesse sábado, o Ipatinga ficou com 4 pontos, bem distante da URT, que liderou com folga o grupo C e já garantiu o retorno à elite do Campeonato Mineiro.
Além das vaias em campo, os torcedores do Mamoré também manifestaram insatisfação nas redes sociais do clube. No Instagram, o Mamoré desabilitou a opção de comentários na postagem que trata do jogo contra o Ipatinga, mas outras postagens, mais antigas, estão sendo invadidas por comentários de descontentamento, por parte da torcida do Mamoré, ou deboche, por parte dos torcedores rivais. “Vergonha”, diz um torcedor. “Obrigado amigo, vc é um amigo kkkkk”, diz outro.
Ipatinga e URT se enfrentam no sábado (26/7), às 16h. No domingo (27/7), Patrocinense e Democrata SL, do grupo D, jogam às 10h. Apenas um time de cada grupo se classifica. No grupo D, o North Esporte Clube, que tem 8 pontos e lidera a tabela, deve ‘secar’ o Democrata SL, que tem 5 pontos e precisa vencer e torcer pela matemática dos critérios de desempate para se classificar.