O elenco do Fluminense retornou ao trabalhos na tarde desta segunda-feira (21), no CT Carlos Castilho (CTCC), com as atenções voltadas para o confronto contra o Palmeiras, pelo Brasileirão. O Tricolor vem de duas derrotas consecutivas na competição e precisa se reencontrar em campo com a ausência de Arias, vendido ao Wolverhampton.
A volta ao Brasil está sendo dura para o Flu, que tinha apenas uma derrota nos últimos 11 jogos — para o Chelsea, na semifinal do Mundial de Clubes. Desde que chegou dos Estados Unidos, o time entrou em campo duas vezes pelo Campeonato Brasileiro e não conseguiu somar pontos diante de Cruzeiro e Flamengo, ambos no Maracanã.
Contra o clube mineiro, o revés foi construído em cinco minutos em cima de lances de desatenção da defesa. No ataque, a produção não foi problema, mas sim a falta de efetividade em converter as chances em gol. Segundo o Sofascore, o Fluminense teve 69% de posse de bola e 28 finalizações, sendo três na trave.
Já diante do rival, no domingo (20), a postura defensiva foi merecidamente elogiada por Renato Gaúcho, que depois apontou a falta de concentração no lance do gol rubro-negro. O setor ofensivo, por sua vez, recebeu uma avaliação negativa do treinador.
➡️ Renato analisa derrota do Fluminense para o Flamengo no clássico
— Nos últimos dois jogos enfrentamos duas equipes que estão brigando pelo título. Precisamos encontrar esse equilíbrio, precisamos dar o mínimo de chances para o adversário fazer o gol, como fizemos hoje (contra o Flamengo). Mas precisa criar mais lá na frente, sem dúvida. Procuro sempre treiná-los para ser forte lá atrás e poder criar. Na Copa do Mundo foi assim, nós fomos muito fortes defensivamente e criamos — observou Renato.
Com dois jogos a menos (Ceará e Mirassol), o Fluminense ocupa a oitava colocação no Brasileirão e soma 20 pontos. Os resultados negativos colocam o clube em distâncias parecidas do G6 e do Z4. O Bahia, sexto colocado, tem 25, enquanto o Santos, 17º, tem 14.
➡️ Confira o simulador do Brasileirão no Lance!
Programação do Fluminense na semana
Até o jogo contra o Palmeiras, pela 16ª rodada do Brasileirão, o Flu terá dois treinos. O confronto será na quarta-feira (23), às 19h, no Maracanã. No dia seguinte, retorna ao CTCC para se preparar para enfrentar o São Paulo, no Morumbi. A delegação viaja no sábado, após o treino pela manhã.