Nove anos após ter oficialmente se aposentado como jogador de futebol, com 45 anos, Pelé se ofereceu a jogar pela seleção brasileira na Copa de 1986, no México.
Crítico do time montado pelo técnico Telê Santana à época, Pelé teria se colocado à disposição por conta dos desfalques da seleção para o Mundial.
Por conta de lesões e cortes por motivos disciplinares, o time de Telê não contou, por exemplo, com o zagueiro Mozer, além do lateral Leandro, do meia Toninho Cerezo, e do atacante Renato Gaúcho.
Pelé levou 'não' de Telê
O técnico Telê Santana não embarcou na proposta inusitada de Pelé. Depois do episódio, o Rei do Futebol acabou encarando numa boa a recusa do técnico da seleção brasileira.
"Eu teria, sei lá, 25 dias para treinar. Acho que daria para ajudar o Brasil. Talvez fosse, profissionalmente, uma das maiores besteiras que eu fizesse na minha vida", revelou Pelé em entrevista a TV Globo à época.
Estreia como comentarista na TV
Por fim, Pelé teve que se contentar em ser comentarista de luxo do canal Bandeirantes numa resenha esportiva promovida pelo canal, após os jogos do Brasil na Copa de 1986, direto do México.
Além de Pelé, o programa comandado pelo narrador Luciano do Valle, falecido em 2014, contava com a participação de outros tricampeões do mundo na Copa de 70, tais como Rivellino e Clodoaldo.
Veja o Pelé comentarista da Copa de 1986, na TV Bandeirantes: