Pouco tempo depois da final da temporada 2021/22, entre Real Madrid e Liverpool, a Champions League já encerrou a primeira semana da nova edição da competição mais importante de clubes do mundo. E já teve clube classificado em mata-mata. A primeira fase preliminar valeu a vaga do Víkingur Reykjavic, de Islândia, que vai encarar o tradicional Malmö, da Suécia, na primeira rodada da fase qualificatória.
Para chegar a esta etapa, o Víkingur venceu o Inter Club d'Escaldes, clube de Andorra, que jogou em casa nesta sexta e foi derrotado por 1 a 0. Os dois clubes chegaram a essa etapa, em jogo único, depois de protagonizarem os dois primeiros jogos da Champions League 2022/23, na terça-feira, dia 21. O Víkingur venceu o Levadia Tallinn, da Estônia, também fora de casa, por 6 a 1, enquanto o Inter Club, também como visitante, eliminou o La Fiorita, de San Marino, com uma vitória por 2 a 1.
No próximo dia 5 as partidas da fase de qualificação continuam, reunindo ainda países em baixa colocação no ranking da Uefa. As equipes de países mais tradicionais começam a entrar na segunda qualificação, como o Fenerbahçe, da Turquia, e o Dinamo Kyiv, da Ucrânia.