Invicta!

Conheça mineira que faturou título de futebol contra meninos na Inglaterra

Com apenas 12 anos, Mariah é um dos destaques da equipe que levantou a taça de forma invicta na última temporada

Por Giovanna Pires
Publicado em 30 de abril de 2024 | 18:49
 
 
 
normal

“Nunca gostou de brincar de boneca” a frase, típica na vida de meninas que têm hobbies considerados masculinos pela sociedade, foi dita por Helga Bamberg, mãe da goleira Mariah, de 12 anos. A mineira de Bicas virou destaque na Inglaterra jogando contra meninos. 

Mariah compete pelo time sub-12 do Queens Park Ladies, de Bournemouth, na Inglaterra. A goleira foi uma das protagonistas da equipe, que fechou a temporada 23/24 invicta com 18 vitórias e quatro empates.

“É uma conquista muito boa e muito difícil. Só jogamos contra times de meninos da mesma idade que a nossa. Isso mostra que meninas podem jogar tão bem quanto meninos”, contou Mariah em entrevista à equipe de O TEMPO Sports.

A vida de goleira 

Com apenas 12 anos, Mariah já tem 1,67m de altura, o que fez a adolescente escolher trabalhar debaixo das traves. Deu certo: a equipe sofreu apenas 11 gols em 22 jogos e marcou 61. 

“Ela treina três vezes na semana e joga duas vezes. A escola aqui é período integral e ela sai às 15h. Às vezes ela troca de roupa, lancha e faz os deveres dentro do carro. As notas são excelentes”, disse Helga Bamberg, mãe de Mariah.Mariah tem 12 anos e morava em Bicas, Minas Gerais, antes de mudar para Inglaterra

E o preconceito? 

Mariah faturou o título da Bournemouth Youth Football League, liga juvenil da região. Todos os outros times que competiram são formados por garotos e, por isso, o QPL precisou de autorização para disputar o torneio. 

“No começo da temporada eu senti um pouco de preconceito, mas depois eles aprenderam a respeitar. Eles riam e achavam que iam ganhar, mas, quando perdiam, ficavam bravos. Não me importava muito com isso”, revelou.

Mudança para a Inglaterra

A goleira morava com a família em Bicas, Minas Gerais, até junho de 2021, quando decidiram morar na Inglaterra em busca de mais qualidade de vida. Dois meses depois, Mariah já passou a jogar bola na nova cidade.

“Eu e meu marido somos veterinários e tínhamos uma vida normal, mas queríamos estabilidade e uma chance de futuro melhor para as meninas. Tenho uma outra filha, agora com 16 anos. Melhor educação, melhor qualidade de vida e chances de um futuro melhor…” O pai Arthur Fankhanel, Mariah e Helga Bamberg na Inglaterra

Seleção brasileira (ou inglesa?) 

O sonho da goleira Mariah é dar sequência à carreira e se tornar jogadora profissional. Por ter migrado para a Inglaterra ainda jovem, a atleta também poderá tentar atuar pela seleção inglesa. Apesar disso, o foco é no país de origem.

“Meu maior sonho é jogar em um time profissional e na seleção do Brasil  Se eu tiver uma oportunidade, eu vou jogar pelo Brasil, porque é o país da onde eu nasci, mas ficaria muito feliz também de jogar pela Inglaterra”, projetou Mariah. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!