Uma das polêmicas da lista de convocados para a Copa do Mundo de 2002 foi a ausência de Alex, o meia talentoso que ajudou Felipão a vencer, com o Palmeiras, a Copa Libertadores de 1999. O jogador, que foi importante para o treinador, participou de boa parte das eliminatórias para o Mundial e também de alguns amistosos antes da Copa do Mundo. E nem mesmo quando Emerson se contundiu, já na Coreia do Sul, Alex foi chamado. A vaga ficou com Ricardinho, do Corinthians.

A O Tempo Sports, Alex disse que nunca conversou com Felipão depois do episódio para entender porque não foi chamado. "Para mim, ele nunca falou nada, porque eu nunca falei com ele sobre isso", disse Alex, que assumiu ter conversado várias vezes com técnico, mas sobre outros assuntos. "Sim, conversamos várias vezes, mas nunca falamos da Copa", completou.

Alex estava no Palmeiras no período pré-Copa. "Quando sai a convocação, rescindo e volto para a Itália. Na volta, eu tive propostas do Grêmio e do Cruzeiro e o Luxemburgo me convence (a ir para o Cruzeiro)", lembra o meia. Apesar de ter ido para a Itália, já que ainda tinha ligação e pendências com o Parma, Alex conta que acompanhou a Copa do Mundo em Curitiba. 

Uma das explicações de Felipão sobre a escolha de Ricardinho que era ele precisva de um jogador que pudesse compor a equipe taticamente, que recuasse, voltasse e que, caso necessário, tivesse mais participação defensiva.