Um olhar italiano sobre um dos dias mais tristes da história do futebol brasileiro é o grande atrativo de "Anatomia do Sarriá", livro de Piero Trellini que ganha sua edição brasileira com o lançamento da Editora Grande Área, que já iniciou a pré-venda nesta terça (5), data que marca os 40 anos da Tragédia do Sarriá, como ficou conhecida a derrota e a eliminação do Brasil de Telê Santana diante da Itália de Paolo Rossi, na Copa do Mundo de 1982.

De acordo com Bruno Rodrigues, editor da Grande Área, o livro foi chamado originalmente de “O romance do Brasil x Itália”. "O autor reconstrói personagens fundamentais daquele jogo, tanto da seleção italiana como da equipe brasileira, além do árbitro da partida, os jornalistas e os dirigentes que cercaram aquela partida", explica Bruno.

Para ter uma ideia da dimensão da obra, segundo o editor da Grande Área, Trellini defende que nada tão belo voltou a acontecer no futebol italiano como aquela vitória sobre o Brasil do Telê e, consequente, como o título na Espanha. "E ele diz que o Brasil era tão belo que, como tudo que é divino, tem sua fragilidade, seu calcanhar de Aquiles", completa.

Nós, brasileiros, sempre tivemos a perspectiva nacional de uma grande tragédia esportiva, de o fim de uma era de ouro do futebol nacional. Mas, claro, para os italianos, conseguir eliminar o favorito Brasil e festejar o tricampeonato tem outro significado. "O legal da obra é termos uma perspectiva italiana do 5 de julho. A Itália chegou desacreditada para a fase final, o (técnico italiano Enzo) Bearzot foi escorraçado pela imprensa do país, o Rossi foi marcar seu primeiro gol na Copa justamente contra o Brasil, depois de um período complicado de inatividade por envolvimento num escândalo de manipulação", relembra Bruno Rodrigues.

O livro está com 10% de desconto no valor de capa nesta terça (5), e com 5% de desconto de quarta a sexta (8). Quem está inscrito no Clube da Grande Área ainda pode usar o cupom, que dá 10% de desconto. O livro custa R$ 89,99 e a obra tem cerca de 520 páginas. Previsão é que os envios sejam feitos aos compradores no fim de agosto e que chegue às livrarias, em setembro. Para acessar o site da editora, clique aqui.