A Federação Mineira de Futebol (FMF) confirmou nesta segunda-feira (23/1) que o clássico entre Cruzeiro e Atlético, pela fase classificatória do Campeonato Mineiro, será na Arena Independência e, ainda por cima, numa segunda-feira à noite — algo bem atípico. Esta será a segunda vez que a Raposa manda um jogo contra o rival no Horto após a reinauguração de 2012.
O único confronto do time celeste como mandante no estádio aconteceu em agosto de 2012, pelo returno do Brasileirão Série A — duelo terminou empatado por 2 a 2. Na ocasião, a partida foi lá porque o Mineirão ainda estava em reforma para a Copa do Mundo de 2014.
Depois disso, foram 19 embates entre as equipes mineiras, entre Campeonato Brasileiro, Mineiro e Copa do Brasil. O Atlético venceu em 11 oportunidades, enquanto o Cruzeiro, em apenas quatro, além de outros quatro empates.
Como mandante, desde 2013, quando o Gigante da Pampulha foi reinaugurado, o clube celeste sempre realizou o maior clássico do estado no Mineirão, independentemente da competição. Sobre mandar o próximo no Independência, a decisão partiu da própria SAF de Ronaldo Fenômeno.
O jogo, válido pela 5ª rodada do estadual, acontecerá na segunda, dia 13 de fevereiro, às 20h. Era para ser no domingo, dia anterior, porém, um bloco de carnaval que desfilará no entorno da arena e está previamente autorizado pela prefeitura de Belo Horizonte, impossibilitou.
Esse é apenas mais um capítulo das discordâncias entre o Cruzeiro e a Minas Arena, consórcio que administra o Mineirão. Como o estádio também recebe shows, por exemplo, alguns deles inviabilizam as partidas, já que o calendários dos torneios de futebol não são divulgados com tanta antecedência quanto os outros eventos.
O jogo de ida da final do Campeonato Mineiro deste ano, marcado para sábado, dia 1º de abril, não poderá acontecer no estádio, já que o Buteco do Guttavo Lima alugou o espaço para a mesma data. Com isso, se Raposa ou Galo quisessem mandar esse jogo lá, seria impossível.