14 atletas concorrem ao prêmio de melhor do mundo da Fifa, e a brasileira Debinha é uma delas. O anúncio das selecionadas foi feito no início da tarde desta quinta-feira (12). Ela é a única brasileira concorrendo ao prêmio.
Debinha havia sido anunciada na terça-feira (10) como novo reforço do Kansas City Current, da liga nacional dos Estados Unidos. Em suas redes sociais, a atacante comemorou a indicação e afirmou se sentir honrada por ser a única brasileira entre as indicadas ao prêmio de melhor do mundo da Fifa.
O público também é convidado a votar, pelo site da Fifa. Para selecionar o top 3, é preciso ter conta no portal da entidade.
A atual campeã Alexia Putellas, craque do Barcelona, também foi indicada mais uma vez, mas uma lesão grave no joelho, em julho de 2022, a tirou dos campos pela maior parte da temporada - perdendo, inclusive, a Eurocopa. Arsenal e Barcelona lideram entre os times com mais indicadas, com três cada um.
Veja quem são as indicadas ao prêmio de melhor jogadora da Fifa (Fifa The Best):
Aitana Bonmati (Barcelona);
Debinha (Kansas City Current);
Jessie Fleming (Chelsea);
Ada Hegerberg (Olympique Lyonnais);
Sam Kerr (Chelsea);
Beth Mead (Arsenal);
Vivianne Miedema (Arsenal);
Alex Morgan (San Diego Wave);
Lena Oberdorf (VfL Wolfsburg);
Alexandra Popp (WfL Wolfsburg);
Alexia Putellas (Barcelona);
Wendie Renard (Olympique Lyonnais);
Keira Walsh (Barcelona);
Leah Williamson (Arsenal)
Melhor treinadora
A técnica da seleção brasileira, Pia Sundhage, foi indicada ao prêmio de melhor treinadora. Ela chegou para comandar o Brasil em 2019.