TV

Jogos de sábado às 21h fazem audiência disparar na TV fechada; veja números

Super Brasileirão de Sábado tem transmissões em 4k e já faz sucesso também nos bares

Por Frederico Jota
Publicado em 06 de outubro de 2023 | 10:36
 
 
 
normal

Uma das novidades do Campeonato Brasileiro 2023 está fora de campo e, mesmo antes do final da competição, já dá para dizer que é um sucesso. O chamado "Super Brasileirão de Sábado", as transmissões de jogos às 21h dos sábados resultou, para o canal pago SporTV, um crescimento de 872%, em média, do alcance da transmissão, em comparação, neste ano, com o período anterior ao Brasileirão, segundo dados repassados à reportagem de O Tempo Sports pela emissora.

A faixa 'nobre' criada pelo Sportv tem transmissões em 4k, tecnologia que permite mais nitidez e uma sensação de imersão para quem está assistindo, uma experiência semelhante a quem vai ao cinema, com sua tela grande e de alta qualidade.

“A transmissão 4k dos jogos do Brasileirão vem ampliar a experiência de consumo dos assinantes Sportv. Essa iniciativa marca o início da faixa do sábado à noite como uma experiência completa de cobertura”, disse Eduardo Gabbay, diretor de Canais Esportivos, pouco antes do início do Brasileiro - o jogo entre Atlético e Vasco, no Mineirão, pela primeira rodada, foi a partida inagural dessas transmissões.

De acordo com o Sportv, apenas no canal, o alcance do Super Brasileirão de Sábado é de 21 milhões de pessoas. Em média, são 3 milhões por jogo. Vale lembrar que fica disponível também para os assinantes Globoplay, além dos canais Premiere.

Para se ter uma ideia, até aqui, o jogo com maior audiência foi Botafogo x Flamengo, no dia 2 de setembro. O clássico carioca levou o SporTV à liderança de audiência entre todos os canais por assinatura. Em segundo lugar, ficou o Premiere Clubes, que também exibia a partida. Juntos, alcançaram 8,5 milhões de pessoas e atingiram 97% de participação entre os canais esportivos. Isso significa que nove entre cada dez tvs sintonizadas em um canal esportivo assistiam ao jogo. No horário da partida, entre as pessoas que possuem tv por assinatura e levando em conta todos os canais, de TV aberta ou fechada, SporTV e Premiere ficaram atrás apenas da TV Globo em termos de audiência.

Crescimento

A marca de 97% também foi atingida no jogo entre Atlético e Botafogo, na Arena MRV, no dia 16 de setembro - nesse dia, 2,7 milhões de pessoas acompanharam o duelo nos dois canais. O Galo é o clube com mais jogos neste dia e horário - foram oito transmitidos até aqui. No início do campeonato, no dia 13 de maio, o jogo contra o Internacional, no Mineirão, já tinha registrado um aumento da média de audiência do SporTV no horário em 710%, em comparação aos quatro sábados anteriores ao início do Brasileirão.

Sucesso nos bares

O novo horário também é interessante para os bares. O The Brothers, que fica em Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte, é um deles. De acordo com Rodrigo Souza, de 52 anos, dono do estabelecimento, o jogo às 21h significa unir o útil ao agradável.

"Sábado é um dia que geralmente todo mundo sai um pouco para dar uma relaxada da semana de trabalho. Quando tem o futebol à noite, o público aumenta", disse. "E, no bar, depois que acabou o jogo, ainda tem uma musiquinha, ninguém precisa correr pra casa, porque o domingo é dia de descanso, de almoço com a família. Sábado à noite é um horário sensacional para jogos, e a gente percebe isso no público", completou.

A mesma impressão tem Pedro Anchieta, 31 anos, proprietário do Sô Pedro, que fica no bairro União, região Nordeste de BH. "O sábado à noite já tem sua movimentação natural. Porém, com os jogos, dá uma movimentação mais diferente", explica.  

Já para Eduardo Santos, 29 anos, dono do Chopp da Esquina, no Nova Granada, região Oeste da capital mineira, as partidas das 21h são um atrativo a mais para choperia. "Pelo fato da gente não abrir domingo, quando tem jogo no sábado, acaba que vem mais gente", completou.

Quem apareceu mais e quem apareceu menos

Até o momento, 23 jogos foram transmitidos nos sábados às 21h neste Brasileirão. O próximo, no dia 7 de outubro, será o encontro entre Corinthians e Flamengo. Se o Atlético é o líder, com oito transmissões, seguindo por Internacional e Botafogo, com 5, apenas três dos 20 clubes da Série A ainda não tiveram ao menos uma partida nos sábados, às 21h: Bahia, América e Coritiba. Athletico-PR, Bragantino, Cuiabá e Fortaleza apareceram apenas uma vez.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!