Depois de conseguir o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro, o Pouso Alegre volta suas atenções para o Mineiro e mantém alguns jogadores importantes da temporada passada, como o goleiro Cairo, o lateral Nando, o volante Igor e os atacantes Ingro e Michael Paulista.
Entre as novidades, dois jogadores que já passaram pelo clube: o volante Carlinhos e o atacante Paulo Henrique, que voltou ao clube - em 2021, o jogador, de 29 anos, foi autor de um gol emblemático sobre o Cruzeiro, "o gol saci", após choque com o goleiro Fábio.
A diretoria do Dragão confirmou que o Pousão será comandado por Eugênio Souza, que estava acertado com o Nacional de Muriaé para a disputa do Módulo 2 do Mineiro, mas foi liberado pelo clube para auxiliar o Pouso Alegre, já que a divisão de acesso do estadual só vai começar após a conclusão da elite de Minas Gerais.
Eugênio é um experiente treinador no futebol mineiro e acumula passagens por Tombense, Ipatinga, Caldense e Villa Nova, entre outros. Em 2014, no comando do Tombense, foi campeão da Série D do Campeonato Brasileiro. Em 2022, esteve no comando do Betim no Módulo II.
Segundo o novo treinador, a expectativa é boa. "Esperamos trabalhar firme e forte para poder fazer um grande ano e uma grande competição no Mineiro. A expectativa é que o Pouso Alegre também faça uma grande competição na Série C. O Mineiro é uma competição muito forte, com um formato diferente e mais difícil, porque são menos jogos - é difícil para todo mundo", disse. O técnico ressaltou a importância de ter atletas com experiência no Campeonato Mineiro, além da qualidade técnica.
Na comissão técnica, Eugênio terá a companhia de Éder Bastos, como auxiliar técnico, Paulo Sèrigo, como preparador físico, e Denilson Antônio da Costa na preparação de goleiros.
Estreia e novidades
Conforme a tabela divulgada pela Federação Mineira de Futebol (FMF), o Pousão vai ter a oportunidade de estrear no Campeonato Mineiro de 2023 em casa, no estádio do Manduzão, contra o América, no dia 22, domingo. O estádio Municipal Irmão Gino Maria Rossi tem capacidade para 26 mil pessoas.
Em Minas Gerais, na temporada passada, a média de público do Pouso Alegre foi de 6 mil torcedores, ficando atrás apenas de Atlético e Cruzeiro. O estádio foi vistoriado pela FMF e aprovado para o Estadual, segundo informações do diretor de futebol, Paulo da Pinta.
Entre os que chegam, destaque para o zagueiro Heitor, vindo do Mirassol, time paulista que foi campeão da Série C de 2022. E o meia Cristian, que estava no Amazonas-AM, que também conquistou o acesso para a Série C de 2023.
Confira o elenco
Goleiros: Cairo, Elzo e George
Laterais: Gabriel Carioca, Nando, João Paulo e Igor
Zagueiros: Heitor, Renato Vischi, Wellington e Vitor
Volantes: Carlinhos, Igor Pereira e Jean Henrique
Meias: Cristian e Marquinhos
Atacantes: Amarildo, Ingro, Michael Paulista, Rodrigo Carioca, Paulo Henrique e Ninho