Os dois grandes rivais mineiros, Atlético e Cruzeiro, mais uma vez chegaram à final do Estadual.  Em 2024, a Raposa, por ter a melhor campanha na primeira fase, tem vantagem na decisão, realizando o segundo clássico em casa neste domingo (7/4), às 15h30, no Mineirão.

Nos últimos anos, o América também conseguiu protagonismo, chegando à final algumas vezes, assim como o Tombense (2020) e a Caldense (2015). Mas ninguém discute que a grande rivalidade de Minas segue entre atleticanos e cruzeirenses.

Pegando um recorte das últimas 10 vezes que alvinegros e celestes chegaram à final do Mineiro, a vantagem é do Cruzeiro. Foram seis conquistas da Raposa contra quatro do Galo.

Gol de costas

Em 2007, o Atlético foi campeão com o famoso 'gol de costas'. No primeiro jogo, em 29 de abril, o Galo goleou o rival por 4 a 0, gols de Éder Luís, Danilinho, Marcinho e Vanderlei. O último com o goleiro celeste Fábio ainda de costas, voltando para dentro do gol para pegar a bola do terceiro. Ele não viu o chute do atacante do Galo.

Na volta, vitória cruzeirense por 2 a 0, gols de Guilherme e Wellington, placar insuficiente que deu o título ao clube alvinegro.

Goleadas por 5 a 0

Em 2008, o time celeste, comandado por Adilson Batista, deu o troco. No primeiro jogo, goleada por 5 a 0, gols de Marcelo Moreno, Marcos (contra), Ramires, Guilherme e Wagner. Na volta, nova vitória celeste, por 1 a 0 (Marcelo Moreno).

Em 2009, o Cruzeiro levantou novamente a taça, mais uma vez sob o comando de Adilson Batista, com nova goleada. O time celeste fez 5 a 0 na ida (gols de Kleber, Leonardo Silva, duas vezes, e Jonathan, também duas vezes). Na volta, empate por 1 a 1, gols do Gladiador, para os celestes, e Fabiano, para o Galo.

Em 2010, o Cruzeiro não chegou à final, e o Atlético foi o campeão, com o Ipatinga em segundo. Mas no ano seguinte, novamente Cruzeiro com a taça, batendo o principal rival na decisão. Com o Mineirão fechado para as obras da Copa do Mundo de 2014, os dois jogos da final foram na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Na ida, o Galo, de Dorival Júnior, venceu o time celeste comandado por Cuca, por 2 a 1, gols de Mancini e Patric, para o alvinegro, e Wallyson descontando. Na volta, vitória celeste por 2 a 0, gols de Wallyson e Gilberto.

O América mais uma vez chegou à decisão em 2012, mas perdeu o título para o Atlético.

Já em 2013, novamente azuis e alvinegros se encontraram na decisão. Na partida de ida, vitória atleticana por 3 a 0, gols de Jô, Diego Tardelli e Marcos Rocha.

Na volta, o Cruzeiro venceu por 2 a 1, gols de Dagoberto (duas vezes) e Ronaldinho Gaúcho, placar que garantiu o título ao Galo.

Empates e título

Em 2014, o Cruzeiro foi o campeão, após dois empates com o Atlético por 0 a 0, no Independência e no Mineirão. Como a Raposa tinha a melhor campanha, levantou a taça.

Em 2015, o Galo foi o campeão, com a Caldense ficando em segundo. No ano seguinte, novamente os dois não se encontraram na final. O América levantou a taça, com o Galo em segundo.

Atlético e Cruzeiro voltaram a travar o duelo mais tradicional do estado em 2017. Na ida, no Mineirão, empate por 0 a 0, e na volta, vitória atleticana por 2 a 1, no Independência, gols de Robinho e Elias, com Ábila descontando.

Em 2018, o Cruzeiro foi o campeão, batendo o Atlético na final. Na ida, no Horto, o Galo venceu por 3 a 1, gols de Ricardo Oliveira (duas vezes) e Adilson, com Arrascaeta descontando. Na volta, vitória celeste por 2 a 0, no Mineirão, gols de Arrascaeta e Thiago Neves. Com os gols marcados fora de casa, o Cruzeiro ficou com o título.

O Cruzeiro ficou com o título de 2019. Na ida, no Mineirão, os celestes venceram por 2 a 1 – os gols foram marcados por Marquinhos e Léo; e Ricardo Oliveira. Na ocasião, Rafinha, da Raposa, e Adilson, do Galo, foram expulsos. Na volta, no Independência, empate por 1 a 1, com gols feitos por Elias e Fred.

Em 2020, o Atlético foi campeão, vencendo o Tombense na decisão, e em 2021, o Galo novamente ficou com a taça, batendo o América na final.

Finalmente, em 2022, os dois voltaram a se encontrar. Com torcida dividida, em um Mineirão lotado, o Galo bateu o rival por 3 a 1, em partida única, gols de Hulk (duas vezes) e Nacho, com Edu descontando para o Cruzeiro. No ano passado, o Atlético ficou com o título, com o América em segundo.

Retrospecto de Cruzeiro e Atlético nas últimas 10 decisões de Mineiro entre os dois:

  • 2022 Atlético campeão Cruzeiro vice
  • 2019 Cruzeiro campeão Atlético vice
  • 2018 Cruzeiro campeão Atlético vice
  • 2017 Atlético campeão Cruzeiro vice
  • 2014 Cruzeiro campeão Atlético vice
  • 2013 Atlético campeão Cruzeiro vice
  • 2011 Cruzeiro campeão Atlético vice
  • 2009 Cruzeiro campeão Atlético vice
  • 2008 Cruzeiro campeão Atlético vice
  • 2007 Atlético campeão Cruzeiro vice