A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (14/2) a tabela preliminar do Brasileirão Série A de 2023. Após alguns anos, os três principais times de Minas Gerais, América, Atlético e Cruzeiro, participarão do torneio juntos.

O Coelho estreará diante do Fluminense, em Belo Horizonte. Já o Galo pega o Vasco da Gama, também em casa, enquanto a Raposa, após três anos na Série B, volta à elite nacional encarando o Corinthians, em São Paulo.

Os primeiros jogos serão entre os dias 15 de abril (sábado) e 17 (segunda-feira). Nas próximas semanas, a entidade desportiva confirmará os dias e horários dos primeiros duelos.

A novidade desta temporada é a paralisação do Campeonato Brasileiro nas Datas Fifa, ou seja, aqueles períodos quando as seleções nacionais disputam torneios ou amistosos.

"Além dos jogos não serem realizados durante as partidas da Seleção Brasileira, os times que tiverem jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e suas partidas. Essa é uma antiga demanda dos clubes, que a CBF finalmente atenderá", disse o presidente, Ednaldo Rodrigues.

"O futebol brasileiro tem de fazer o que é melhor, tanto para seus clubes quanto para a Seleção Brasileira. A intenção é valorizar nossas competições e o nosso futebol", completou o mandatário durante o Conselho Técnico, que contou com representantes dos clubes e nove presidentes de federações.

Nas rodadas seguintes, o América joga contra o São Paulo (fora), Santos (fora), Cuiabá (casa) e Bragantino (fora). O Atlético atua diante de Santos (fora), Athletico (casa), Botafogo (fora) e Cuiabá (fora). O Cruzeiro pega o Grêmio (casa), Bragantino (fora), Santos (casa) e Fluminense (casa).

O clássico entre alvinegros e celestes está marcado para a 9ª rodada, no final de semana do dia 3 de junho, com mando do Cruzeiro. A CBF compartilhou um link com as 38 rodadas.