Campeonato Mineiro

Segundona Mineira começa neste sábado (11) com velhos conhecidos e uma novidade

Competição terá 15 equipes e vale duas vagas no Módulo II de 2022. Criado em 2021, o Manchester de Juiz de Fora fará sua estreia. Equipes de tradição estão de volta

Por Thiago Nogueira
Publicado em 10 de setembro de 2021 | 07:00
 
 
 
normal

Começa neste sábado (11) a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro que, apesar do nome, é o equivalente à terceira divisão do Estado. A competição vai reunir 15 equipes, divididas em três grupos de cinco clubes.

A disputa, que vale duas vagas para o Módulo II de 2022, será marcada pelo retorno de equipes tradicionais ao cenário do futebol mineiro, além de uma novidade: o Manchester, de Juiz de Fora. Confira os grupos, definidos por critérios geográficos:

Grupo A: Atlético de Três Corações, Figueirense de São João del Rey, Poços de Caldas, Santarritense e Varginha

Grupo B: Araguari, Araxá, Inter de Minas, SEP Patrocinense e Uberaba

Grupo C: América-TO, Betis, Boston City, Contagem e Manchester

Para ver a tabela clique aqui.

Os dois melhores times de cada chave e os dois melhores terceiros colocados avançam às quartas de final do torneio. Os quatro melhores da primeira fase terão a vantagem de jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.

A decisão está marcada para os dias 15 e 18 de dezembro. Campeão e vice sobem para o Módulo II. A Segundona terá formato sub-23, com limite de até cinco atletas acima dessa idade.

Mapa do Mineiro

Dos 15 times da Segundona, sete estiveram na última edição, disputada entre novembro e janeiro deste ano: Poços de Caldas, Uberaba, Atlético de Três Corações, Santarritense, Contagem, Betis e América-TO.

A competição de 2020 contou com nove times (o Passense foi excluído antes dela começar). Aymorés e União Luziense subiram e disputaram o Módulo II deste ano.

Outros sete times da Segunda Divisão foram reativados este ano, sendo que cinco disputaram o torneio pela última vez em 2019 (não jogaram em 2020 por conta da pandemia): Araguari, Inter de Minas, Boston City, Figueirense e SE Patrocinense. Não se confunda. Esse último é a Sociedade Esportiva Patrocinense, rival do Clube Atlético Patrocinense, que está na elite mineira.

O Araxá Esporte, que participou do Módulo I em 2012 e 2013, retoma as atividades após um hiato de três anos. Quem estava sumido e voltou é o Varginha Esporte Clube (VEC), reativado após 11 anos.

A maior novidade da competição é a estreia do Manchester, o recém-criado clube da Zona da Mata. O clube adquiriu o CNPJ do Esporte Clube Itaúna, que tinha confirmado presença na disputa e, agora, deixa de existir.

Com a transformação, o time de Juiz de Fora encurtou caminhos para a profissionalização, especialmente, com relação a taxas na Federação Mineira de Futebol (FMF).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!