O árbitro japonês Nobutsugu Murakami aposentou-se nesta semana e, em seu último jogo como juiz de futebol profissional, na partida entre Nagoya Grampus e Urawa Reds, pela J. League, recebeu uma homenagem digna da tradicional civilidade dos japoneses.
Apesar de nunca ter apitado nenhum jogo fora do Japão em 16 anos de carreira, Murakami ganhou fama e respeito com um dos melhores árbitros da primeira divisão do futebol japonês.
Com os braços erguidos, Murakami passou por um corredor de aplausos com todos os jogadores. A homenagem continuou com eventos inusitados. Ao fim do corredor, o árbitro deu um cartão amarelo simbólico ao zagueiro Makino, do Urawa Reds, por ele tirar a camisa de jogo durante a homenagem.
Da série: "Coisas que só acontecem na J. League".
— Japão日本FC (@japaofcbr) August 31, 2022
O árbitro Nobutsugu Murakami sendo homenageado por jogadores de Nagoya Grampus e Urawa Reds após anunciar a sua aposentadoria dos gramados. pic.twitter.com/vdQvpTYBBj
Na camisa de baixo de Makino estava escrito uma bem-humorada e respeitosa mensagem ao árbitro japonês: "O sorriso do Murakami-san deixava a gente jogar com tranquilidade. Obrigado pela melhor arbitragem e pelo bom trabalho". Tal como um técnico de time campeão, o juiz de 53 anos ainda foi erguido e jogado para o alto pelos atletas do Urawa Reds e do Nagoya Grampus.