A primeira fase do Campeonato Mineiro chega neste sábado (19) à última rodada, com três partidas entre clubes do interior, com diversos objetivos, como vaga no Troféu Inconfidência e fuga da zona do rebaixamento. Todos os duelos serão realizados às 16h30. Confira os detalhes:
Athletic x Villa Nova
No estádio Joaquim Portugal, em São João del Rei, Athletic e Villa Nova se enfrentam. O Esquadrão de Aço está em terceiro lugar, com 22 pontos, não pode ser ultrapassado pela Caldense, mas briga pela primeira ou pela segunda colocação. Caso o Cruzeiro empate ou perca e o Atlético seja derrotado, o Athletic precisa vencer e tirar uma diferença de cinco gols de saldo para garantir a liderança. Mas, caso vença e o Cruzeiro não vença, o Athletic assegura a segunda posição. O Athletic ainda vai disputar com a Caldense o título de campeão do interior. Caso os dois não alcancem a final, disputarão o troféu em duas partidas.
Ao Villa, resta saber qual será a colocação final. Se vencer a Caldense, garante o quinto lugar. Se perder e o América empatar, o Leão perde para o Coelho o quinto lugar pelo número de vitórias. Assim como o América, o Villa Nova está classificado para o Troféu Inconfidência, que reúne os times que ficaram entre o quinto e o oitavo lugares.
URT x Democrata
No estádio Zama Maciel, em Patos de Minas, URT e Democrata se enfrentam. O Trovão Azul está em 11º lugar, enquanto a Pantera é a 7ª. Para fugir do rebaixamento, a URT precisa vencer e torcer para que Patrocinense e Pouso Alegre não vençam. Se empatar, torce para a derrota do Patrocinense e para que o Pouso Alegre não vença. Do lado do Democrata, a briga é pela classificação para o Troféu Inconfidência. Precisa vencer para não correr o risco de perder a vaga. Caso perca, seca Uberlândia e Tombense.
Pouso Alegre x Uberlândia
No Manduzão, o duelo é entre Pouso Alegre e Uberlândia. O Pousão é o lanterna, com 6 pontos, enquanto o Uberlândia é o 9º. Para evitar a queda, o Pouso Alegre precisa vencer e torcer para que URT ou Patrocinense tropecem na última rodada para permanecer na elite do estadual. Um empate não serve para o Dragão. Já o Uberlândia, para garantir uma vaga no Troféu Inconfidência, precisa ganhar e torcer por derrotas de Tombense e Democrata. Caso vença e o Tombense empate com o América e o Democrata com a URT, os três chegarão aos 12 pontos. Porém, para chegar ao Inconfidência, o Uberlândia precisaria descontar uma grande diferença de saldo de gols.