Pela primeira vez na história, dois lutadores mineiros de MMA vão disputar um cinturão de uma tradicional franquia nacional da modalidade. Nesta sexta-feira (28), o belo-horizontino Fiuri Ribeiro desafia o juiz-forano Glyan Alves pelo cinturão do peso super-galo do Shooto Brasil. Tradicional torneio nacional de MMA, a edição de número 88 do Shotoo será disputado em Volta Redonda-RJ. 

Com um cartel de oito vitórias e apenas uma derrota, Fiuri retornou ao MMA em 2016, após um hiato de cinco anos. Desde então, acumulou quatro vitórias seguidas e se colocou como um dos promissores talentos na cena das lutas nacional.

"Estar nesta disputa de cinturão do Shooto faz parte de tudo que eu previ que aconteceria quando optei por retornar ao MMA. Coloquei como meta treinar na Nova União e consegui de cara, com a ajuda do Matheus Nicolau, em 2016. Me desafiei a me manter invicto desde então e que fosse apontado como um dos melhores lutadores no Brasil, e isso também aconteceu, com alguns veículos da crítica especializada me colocando no rol dos melhores em 2017", disse o mineiro. 

"Agora, a minha meta é ter o cinturão do Shooto, que, pra mim, é o maior evento sul-americano de MMA. Com esse título em mãos, acredito que será o meu passaporte para os maiores eventos do mundo", completa Fiuri. 

Natural de Belo Horizonte, tem pela frente um complicado desafio contra o também mineiro Glyan Alves, atual detentor do cinturão e que possui um cartel de 11 vitórias e três derrotas. Para conquistar o título do Shooto, Glyan bateu dois atletas da própria Nova União - Luciano Benício e Pedro Falcão, companheiros de treinos de Fiuri Ribeiro. 

"Enfrentar um rival que ganhou de companheiros de academia traz uma responsabilidade ainda maior. E eu sei lidar com essa missão a ser cumprida. Um cara que ganhou de dois grandes atletas e isso só vai enaltecer quando o meu braço estiver levantado. O tamanho da sua batalha que diz quem você é. Lido bem com essa responsabilidade e confesso que me traz mais motivação. Trago comigo ainda aqueles valores antigos, e quase perdidos hoje em dia, de defender sua equipe e seu mestre", afirmou.

Inovação
Fiuri Ribeiro aproveitou a importância da disputa de cinturão e optou por fazer uma série de vídeos postados em seu canal no Youtube revelando um pouco da sua rotina. Com participação dos treinadores do atleta da Nova União, como Daniel Piratiev, Dedé Pederneiras, Giovanni Diniz, entre outros, o atleta fez quatro vídeos mostrando os bastidores do camp para o título do Shooto.

Assista a série feita pelo lutador: