O mercado de apostas registrou um crescimento considerável no Brasil ao longo dos últimos anos. As casas de apostas ganharam relevância dentro dos principais mercados esportivos do país, entrando como uma das principais fontes de investimento em diversas modalidades. Durante a Bis SiGma, principal feira de apostas esportivas iGaming da América Latina, o assunto foi tema de uma das palestras.
No evento, estiveram presentes Bruno Neves, fundador do Memorabilia do Esportes, Felipe Drumond, presidente do Magnus Futsal, Liana Golberg, vice-presidente da CBMA e Guilherme Guimarães, um dos sócios do Lance! Na conversa, foram discutidos temas como as estratégias da mídia para lidar com os conteúdos referentes às casas de aposta, a relação com os consumidores, o papel de clubes diante do crescimento do mercado e os impactos jurídicos que o desenvolvimento do setor impõem.
Um dos temas abordados foi a importância das instituições estarem preparadas para se atualizarem diante novas de questões que o mercado de apostas mostra. Um dos exemplos é o Magnus Futsal, equipe que tem obtido sucesso dentro da quadra com títulos, mas que fora dela também tem evoluído como marca e chamado a atenção de patrocinadores, entre eles casas de aposta. Felipe Drumond ainda ressaltou que é necessário estar à frente do mercado principalmente quando atua fora do futebol, principal atrativo para as marcas do setor.
- O futebol tem uma mídia espontânea por natureza. Precisamos ser criativos e o Magnus Futsal é uma plataforma de comunicação e entretimento e que tem uma equipe de futsal nesse meio. Isso faz com que nosso parceiro enxergue um valor agregado na nossa marca. Em esportes amadores ou olímpicos, é difícil conseguirmos espaços contra o futebol. É mostrar que com muito menos podemos entregar com muito mais - explica.
Necessidade re regulamentação
Guilherme Guimarães, sócio do Lance!, vê a mídia como uma parte importante do estabelecimento desse processo, principalmente diante do processo de regulamentação que vêm acontecendo ao longo dos último meses, com o Governo Federal atuando diante das marcas para que as apostas esportivas funcionem sob um sistema sólido de regras.
Para o executivo, a regulamentação atua em duas frentes: uma delas beneficia os apostadores, que passam a ter mais segurança diante de suas apostas, principalmente por depositarem dinheiro em empresas fiscalizadas pelo governo, além do próprio mercado se beneficiar, já que movimentos como as fraudes em apostas esportivas serão mais controladas e observadas de perto.
- Por mais que exista bloqueio geográfico, é possível consumir de qualquer lugar. E desde que o mundo é mundo, existe pirataria, não só de produção de conteúdo, mas também de produto. Então a regulamentação ajuda a apoiar investimento nessas iniciativas do setor, como aposta responsável, controle de fraudes e de investimento em sistemas que funcionam a favor desse mercado - explica o executivo.