Promessa das categorias de base do Santos, o atacante Robinho Jr., de 17 anos, passou a ganhar minutos na equipe profissional do clube. Após participar do amistoso contra o Desportivo Ferroviária, o jogador, que possui multa contratual milionária, também esteve em campo na vitória sobre o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.

Robson Júnior assinou seu primeiro contrato profissional com o Santos em agosto de 2024, quando tinha 16 anos. O vínculo vai até a metade de 2027, com multa rescisória de 50 milhões de euros para clubes do exterior (cerca de R$ 300 milhões).

O atual contrato do jogador, inclusive, já é tema de discussão para valorização salarial, aumento da multa e, principalmente, extensão do vínculo. Recentemente, Robinho Jr. recebeu sondagens de outros clubes brasileiros, o que fez o Peixe acelerar as conversas para renovação.

Após a estreia oficial na equipe profissional e o destaque na mídia internacional, o Santos deve adiantar as tratativas nas próximas semanas para renovar com o jogador, que herdou a camisa 7 do clube – o mesmo número usado pelo pai em suas passagens pela Vila Belmiro.

Robinho Jr e Neymar (Foto: Raul Baretta/Santos FC)

Robinho Jr vira protegido de Neymar

Antes mesmo da estreia no profissional, Neymar virou “padrinho” de Robinho Jr. dentro do CT Rei Pelé. O camisa 10 deixou claro que busca retribuir o mesmo apoio que recebeu do pai do garoto quando ainda iniciava sua trajetória no Santos.

O jogador foi artilheiro do Santos sub-17 em 2024 e, em 2025, ganhou oportunidade na Copinha, onde se destacou e passou a treinar com os profissionais.

— Estou aqui para ajudar. Ele é um menino de muito bom coração e torço demais por ele. Fiquei contente de vê-lo pequenininho e ele estrear ao meu lado. O tempo está passando, e rápido, e agora só depende dele. Futebol ele tem — disse Neymar em entrevista após o confronto diante do Flamengo.

— Juninho tem muito potencial. A semelhança com o pai é muito grande. Independente do que o pai dele está passando, ele tem a cabeça muito boa, muito forte. Não é fácil estar no lugar dele, não é fácil estrear dessa forma, com a pressão que leva o nome dele, que ele está — completou.

Quem convive com Robinho Jr. destaca sua personalidade tranquila e o grande potencial dentro de campo. Diferente do pai, o meia-atacante é canhoto, mas mantém características que remetem a Robinho, como o drible e a velocidade, o que tem chamado atenção no clube.