A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris entra para a história por ser a primeira realizada fora de um estádio. A solenidade ocorre no rio Sena, um dos mais importantes pontos turísticos da capital francesa. A Alemanha escreve um capítulo importante nessa história. Pela primeira vez nas Olimpíadas, a delegação é representada com um porta-bandeira negro.

O escolhido é o armador Dennis Schröder, capitão da equipe de basquete. Ele atua pelo Brooklyn Nets, um time de basquete da NBA, dos Estados Unidos. O representante foi escolhido por meio de votação pública, realizada em seu país. Schröder desfila ao lado da judoca Anna-Maria Wagner, bicampeã mundial e bronze por duas vezes nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

"Conseguimos vencer. A todas as pessoas que votaram em mim, muito obrigado. Vocês são os melhores de sempre. Poder compartilhar esse sentimento com você é inacreditável. O primeiro porta-bandeiras de pele negra para a Alemanha. Fizemos isto juntos e estamos a fazer uma grande declaração com isso! Levarei a bandeira com orgulho", escreveu o jogador nas redes sociais.

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris é realizada nesta sexta-feira (26 de julho). A solenidade teve início às 14h30 (horário de Brasília). A Olimpíada na capital francesa ocorre até o dia 11 de agosto.