Neste sábado (27), a nadadora brasileira Maria Fernanda Costa fez história. Estreante nos Jogos Olímpicos em Paris 2024, "Mafê" está na final dos 400 metros livre e coloca uma nadadora brasileira pela primeira vez, em 76 anos, na condição de disputa direta de medalha nesta prova. Com o tempo de 4min03s47, ela garantiu um lugar na decisão e, por pouco, quase bateu o recorde sul-americano que é de 4min02s86.


"Nadar de manhã é sempre um pouco difícil. Ainda mais estrear. Estou tentando me acostumar. Cada vez que abro uma competição é um passo à frente. Foi o passo suficiente para entrar em uma final. Foi bem apertado. Queria ter feito melhor, mas o nervosismo e o frio na barriga podem ter mexido comigo. Mas fico grata por ter entrado na minha primeira final olímpica", disse a atleta.

A natação feminina do Brasil volta a disputar uma final depois de muito tempo. A última havia sido com Etiene Medeiros, que nos Jogos Rio 2016 se classificou nos 50 metros livre. Já nos 400 metros livre, o tabu dura desde os jogos de Londres em 1948, quando Piedade Coutinho atingiu o feito.

A final está marcada para as 15h52 (de Brasília), e Maria Fernanda Costa estará na disputa pela medalha de ouro ao lado de Katie Ledecky (EUA), Ariarne Titmus (AUS), Erika Fairweather (NZL), Summer McIntosh (CAN), Jamie Perkins (AUS), Paige Madden (EUA) e Isabel Gose (ALE).