A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) anunciou, nesta quinta-feira (7/8), em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, os atletas da canoagem que representarão o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024. Esta edição será histórica para o Brasil, com a maior delegação de canoagem dos últimos anos, composta por seis cotas na Canoagem Velocidade, incluindo, pela primeira vez, duas mulheres. Os Jogos começam no próximo dia 26 de julho.

Entre os destaques do Time Brasil estão Isaquias Queiroz e Jacky Godmann, que competirão como dupla na prova C2 500 metros. Isaquias, que também participará da prova C1 1000 metros, será acompanhado por Mateus Nunes Bastos dos Santos, um estreante de 18 anos.

A equipe de reportagem de O TEMPO Sports acompanhou os treinos realizados pela equipe, na manhã desta quinta-feira. Isaquias Queiroz, medalhista de ouro em Tóquio 2020 e na Rio-2016, esteve presente com seu filho mais novo, Luigi, de 11 meses, e sua esposa, Laina Guimarães. O medalhista olímpico não esconde a ansiedade para Paris 2024 e projeta conquistar mais medalhas: “Vou remar no C1 e no C2 com o Jacky e quero sair com duas medalhas.”

O técnico da seleção brasileira da modalidade, Lauro de Souza Júnior, também acompanhou de perto e falou sobre o contexto atual da canoagem no Brasil.

“É um momento importante da canoagem brasileira. Definimos a equipe que irá representar o nosso país nos Jogos Olímpicos. Foi um processo difícil. Não é fácil fazer para um evento de tamanha grandeza. São poucas vagas. Passamos por um processo de seleção pesado, física e psicologicamente, mas chegamos com a melhor equipe possível para representar o Brasil em Paris”, destacou o treinador.

“Nós vamos para a prova do C1 1000 com Isaquias Queiroz e Matheus Nunes. Vamos com um atleta experiente, que estará indo para Paris para defender seu título, e com um atleta da nova geração, de 18 anos, que competirá ao lado de Isaquias. Para ele, será uma experiência importante, tendo Isaquias Queiroz para lhe dar segurança e permitindo que ele desfrute do evento”, completou o técnico sobre a estreia de Mateus Nunes Bastos dos Santos em Paris.

Caso alcance seu objetivo, Isaquias Queiroz chegará ao total de seis medalhas olímpicas: um bronze (C1 200) e duas pratas (C1 1000 e C2 1000) no Rio 2016, e um ouro (C1 1000) em Tóquio 2020.

Convocados da Canoagem Velocidade:

  •  Isaquias Guimarães Queiroz - C1 1000 e C2 500
  • Jacky Godmann- C2 500
  • Mateus Nunes Bastos dos Santos- C1 1000
  • Vagner Souta- K1 1000
  • Valdenice Nascimento - C1 200
  • Ana Paula Vergutz - K1 500