O primeiro ouro do Brasil na Olimpíada de Paris é bastante comemorado nesta sexta-feira (02 de julho). O feito é da judoca Bia Souza, que além de colecionar a primeira medalha olímpica, também fez o país subir colocações no quadro de medalhas.
O Brasil ocupa atualmente a 18ª posição, com 1 medalha de ouro, 3 de prata e 3 de bronze. A nova colocação também deixa o nosso país com o melhor desempenho de toda a América Latina, passando a Argentina e o Equador, que antes estavam na frente.
Mesmo com apenas uma medalha, os dois países ocupavam posições melhores por ter o ouro, que conta como prioridade no quadro.
Para continuar subindo, o Brasil vai precisar de mais uma medalha dourada. Se o feito for alcançado, o país pode subir até cinco posições, até o momento da apuração desta reportagem.
Rebeca ainda não encerrou sua participação e disputa outras finais pela Ginástica Artística, o que pode levar a atleta a quebrar novos recordes. Bia Ferreira, do boxe, também já tem medalha garantida, mas segue na disputa pelo ouro. Em Tóquio, ela foi prata.
A melhor colocação do Brasil na história dos Jogos Olímpicos foi em 2021, em Tóquio, quando terminamos a competição em 12º. Na ocasião, nossos atletas conseguiram sete ouros, seis pratas e oito bronzes (21 medalhas no total).
Veja quadro de medalhas da Olimpíada de Paris: