O Brasil terá dois representantes na semifinal dos 400 metros com barreiras nas Olimpíadas de Paris 2024. Alison dos Santos, o Piu, e Matheus Lima passaram bem pelas eliminatórias disputadas na manhã desta segunda-feira (5/8). A disputa acontece na quarta-feira (7/8), às 14h35 (horário de Brasília).

Alisson dos Santos, que é um dos favoritos ao pódio em Paris foi o primeiro a entrar na pista, na terceira série, e passou pela eliminatória na terceira posição – fez 48.75. O atleta que foi medalha de bronze em Tóquio-2020 (46.72) e campeão mundial em Eugene-2022 (46.29, recorde pessoal, brasileiro e sul-americano), o brasileiro chegou na disputa olímpica como o segundo melhor do mundo na temporada, com a marca de 46.63, obtida na Diamond League de Oslo, em 30 de maio. 

Para realizar o sonho de ser campeão olímpico em Paris-2024, Alison dos Santos terá que superar os mesmos adversários que ficaram a frente dele em Tóquio-2020: o campeão olímpico Karsten Warholm, da Noruega, e Rai Benjamin, dos Estados Unidos.

Sobre a prova, Piu disse que, na eliminatória, é fazer o necessário para passar, sem gastar muita energia. "A final é o objetivo, mas tem que chegar lá, não se pode descartar eliminatória ou semifinal. Esse round foi mais para sentir a pista, ficar confortável e saber o que posso fazer na próxima corrida". Alison também confirmou que a pista está muito rápida. "Tem que ter cuidado para não atropelar as barreiras."

Sempre descontraído, Alison chegou à Olimpíada com o cabelo tingido de roxo, no mesmo tom da pista do Stade de France. "Prometi que ia pintar hoje e cumpri. Sou um homem de palavra!", brincou.

Matheus Lima

Matheus Lima 

 

Na quinta e última série, Matheus Lima fez o segundo melhor tempo (48.90) e garantiu a passagem de fase em sua estreia olímpica. O cearense de 21 anos também tinha índice para os 400 metros, mas optou pela prova de barreiras.

"Estou muito feliz de estar aqui. É um sonho realizado, mas não totalmente, porque eu quero a final. Por mais que meus adversários estejam em um nível mais forte que eu, vou buscar medalha. Não tenho medo de ninguém", afirmou o atual campeão dos Jogos Pan-Americanos.

A decisão de correr nos 400 m com barreiras foi do "instinto", apoiada pelo treinador Sanderlei Parrela. "Eu e meu treinador passamos meses pensando nisso. Passei dois meses competindo na Europa para tentar definir. Meu instinto dizia que era os 400 m com barreiras. No fim, foi uma decisão minha, e ele confiou."

Matheus disse que, há 10 dias, sentiu a posterior da coxa. "Desde que cheguei aqui, estou sem treinar. Mas ontem recebi uma mensagem da Lili, esposa do meu treinador, para confiar em Deus e que tudo iria dar certo. E fui para cima classificar".

Na qualificatória do salto com vara, Juliana Campos (Praia Clube-Exército-Futel-MG) saltou 4,40 m, o que não foi suficiente para avançar à final. Já Tiffani Marinho (Orcampi-SP) disputará a repescagem dos 400 metros na manhã de terça (6/8). Ela correu a 3ª série eliminatória e foi a 7ª colocada, com o tempo de 52.62.