Ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama ficou maravilhada com o que viu na prova do solo da ginástica artística na Olimpíada de Paris, quando a brasileira Rebeca Andrade faturou o ouro, a frente das norte-americanas Simone Biles e Jordan Chiles. E mais do que a disputa em si, o que mais chamou a atenção de Michelle foi a cerimônia de premiação.
Michelle Obama usou suas redes sociais para enaltecer a reverência que Biles e Chiles fizeram a Rebeca na cerimônia do pódio olímpico, gesto que resultou em uma foto icônica.
"Ainda não superei esse lindo momento de irmandade e espírito esportivo! Você pode sentir o amor brilhando através dessas mulheres. Parabéns Rebeca, Jordan e Simone", escreveu Michelle Obama.
Simone Biles, que ficou com a prata, e Jordan Chiles, que conquistou o bronze, se abaixaram para dar protagonismo à Rebeca. A cena foi registrada pelos fotógrafos e roda o mundo.
"Primeiro que foi um pódio todo com mulheres pretas, então foi superemocionante para nós", afirmou Biles. "Então Jordan estava tipo: 'deveríamos nos curvar a ela?' Então nós pensamos: 'vamos fazer isso agora?' E foi por isso que fizemos."
Dona de 11 medalhas olímpicas, sendo sete de ouro, Simone Biles chamou Rebeca de "rainha". Chiles disse que a brasileira é uma "lenda"
Maior medalhista do Brasil na história dos jogos, Rebeca também demonstrou orgulho pelo pódio 100% negro, o que já havia acontecido no Mundial da Antuérpia, em 2023."Ou as pessoas aplaudem ou engolem", afirmou a dona de seis medalhas olímpicas. "Poder repetir isso numa Olimpíada, com milhões de pessoas nos assistindo, é mostrar a potência que somos. Mostramos a importância dos negros e que, apesar das dificuldades, podemos sim fazer acontecer." (Com Estadão Conteúdo)