Foi confirmado na noite dessa última terça-feira (22) a realização da sexta edição do Campeonato Mineiro de Futebol Americano. O torneio não acontecia desde 2019, quando Galo Futebol Americano se sagrou campeão vencendo o América Locomotiva. A edição deste ano contará com a presença de oito equipes. Os três grandes clubes da capital mineira estarão envolvidos na disputa: Galo Futebol Americano, América Locomotiva e Cruzeiro Futebol Americano. O torneio vai começar no fim de março e terá os custos bancados pela captação da Lei de Incentivo Estadual ao Esporte. 

O torneio ainda terá a Ambev, por meio da Budweiser, como grande patrocinador. Em comunicado, a FEMFA, Federação Mineira de Futebol Americano, destacou que a captação de recursos servirá para bancar gastos com a organização do torneio, como custos de viagens, arbitragem, pintura do campo, ambulâncias e outras situações que envolvem a disputa. 

"É o início de uma sustentabilidade que almejamos há tempos, com menos custos para os atletas. Quanto mais visibilidade, mais torcedores, mais
público consumindo futebol americano e assim as empresas começam a nos enxergar com outros olhos", disse o presidente da federação, Giuliano
Grotto. 

O regulamento do Campeonato Mineiro de Futebol Americano 2022 

A competição será disputada inicialmente por seis equipes divididas em duas conferências de três times cada. A Conferência Chica da Silva é formada por Tigres Futebol Americano da região do Vale do Aço, Juiz de Fora Imperadores da Zona da Mata e pela equipe da capital mineira, Golden Lions. Já a Conferência Tiradentes é formada por Cruzeiro Futebol Americano da Região Metropolitana da capital, Univás Gladiadores de Pouso Alegre no Sul de Minas e Nova Serrana Forgeds do centro-oeste mineiro. 

Cada equipe fará dois jogos dentro de sua conferência. É importante salientar que a fase de classificação na elimina, só ranqueia as equipes. O melhor de cada chave vai se classificar de forma direta para a semifinal, enquanto os outros dois times de cada grupo (2A x 3B e 2B x 3A) vão se enfrentar em um Wild Card. que vai gerar as outras duas vagas da semifinal e, posteriormente, o Gerais Bowl.

Galo Futebol Americano e América Locomotiva (campeão e vice do último Minas Bowl) entram apenas na segunda fase e fazem uma partida de wildcard contra os times de seed #4 e #3, respectivamente, valendo vaga na semifinal onde os vencedores enfrentam os finalistas do Gerais Bowl.

Por fim, os vencedores da semifinal da segunda fase disputam o título do Minas Bowl VI.