A jornada do Cruzeiro na Copa Libertadores mais uma vez foi interrompida por um argentino. Pela terceira vez seguida, a Raposa caiu dentro de casa para um time hermano justamente na fase quartas de final.
Dessa vez foi o Boca Juniors, que havia vencido o jogo da ida, em La Bombonera, por 2 a 0, e confirmou a classificação à semifinal na noite desta quinta-feira, no Mineirão.
Em 2014, a equipe que havia conquistado o Campeonato Brasileiro no ano anterior não conseguiu superar o San Lorenzo, o time do Papa. Depois de despachar o Cerro Porteño-PAR nas oitavas de final, os celestes fizeram dois jogos tensos contra El Ciclón, o primeiro, disputado no Nuevo Gasómetro, terminou em vitória para os donos da casa por 1 a 0, gol marcado por Gentiletti.
No Mineirão, no jogo da volta, a equipe comandada por Marcelo Oliveira acabou ficando no empate por 1 a 1 e se despediu da competição. O San Lorenzo abriu o placar aos 10 min de jogo, com Piatti. A Raposa empatou com Bruno Rodrigo, aos 25 do segundo tempo, e pressionou de todas as formas, perdendo oportunidades incríveis como uma de Marcelo Moreno, que caprichosamente bateu nas duas traves. Não foi a noite do Cruzeiro.
Em 2015, o Cruzeiro voltou a encontrar um argentino na fase quartas de final da Libertadores. E a eliminação foi surpreendente. No jogo da ida, no Monumental de Núñez, a equipe venceu o River Plate por 1 a 0, gol marcado por Marquinhos.
O time celeste estava com tudo a favor para avançar à fase semifinal, mas acabou perdendo dentro de casa por 3 a 0. Uma noite para ser esquecida.
O fato curioso é que os dois times que eliminaram a Raposa sagraram-se campeões da Libertadores nos respectivos anos, o San Lorenzo em 2014, e depois o River Plate em 2015.
Com a classificação do Boca, os argentinos se consolidam como os maiores algozes do Cruzeiro na Libertadores. Foi o sexto tropeço imposto por times do país hermano. A primeira aconteceu em 1977, justamente com o Boca na final. Em 2008, nas oitavas, o time Xeneize eliminou o Cruzeiro nas oitavas, e em 2009 foi a vez do Estudiantes vencer a Raposa na decisão.